PROGRAMA

ABERTURA: Julia Eid | Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes

CONFERÊNCIA 1: "Cuidado em saúde mental  infantojuvenil no SUS: história e desafios da atualidade" Janaína Lopes Diogo (Caps ij Mooca-SMS)
COORDENAÇÃO: Adela Stoppel de Gueller (Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)

CONFERÊNCIA 2: “As crianças sofrem da infância" Rinaldo Voltolini (Faculdade de Educação - USP)
COORDENAÇÃO: Renata Guarido (Departamento Psicanálise com Crianças e Sustentar - Sedes)

CONFERÊNCIA 3: A relação com a alteridade no livro Escute as feras: uma questão para os nossos tempos" Luciana Pires (Sustentar - Departamento Psicanálise com Crianças - Sedes) e Marina Vanzolini (Departamento de Antropologia USP)
COORDENAÇÃO: Julia Eid (Departamento Psicanálise com Crianças - Sedes)

Intervalo

Mesas 1 a 5

veja a programação das mesas simultâneas abaixo

Almoço

Mesas 6 a 10

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Intervalo

6a FEIRA

 

9h00 -10h30

 


10h30 - 10h45

10h45 - 12h15

12h15 - 13h45

13h45 - 15h15

15h15 - 15h30

15h30 - 17h00

 

17h30 - 19h00

CONFERÊNCIA 4: “Manter o contato: os desafios do mundo moderno... com ou sem pandemia” Regine Prat (Sociedade Psicanalítica de Paris)  COORDENAÇÃO: Maria Cecília Pereira da Silva (SBPSP, Cippa-LA e Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)

CONFERÊNCIA 5: “Ver o morto, compreender a morte, concluir um luto: considerações clínicas sobre a morte e luto na infância” Rosa Mariotto (Associação Psicanalítica de Curitiba)
COORDENAÇÃO: Daniele John (Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)

Intervalo

Mesas 11 a 14

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Almoço

Mesas 15 a 19

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Intervalo

SÁBADO

 

9h00 -10h30
10h30 - 10h45

10h45 - 12h15

12h15 - 13h45

13h45 - 15h15

15h15 - 15h30

15h30 - 17h00

PROGRAMAÇÃO DAS MESAS SIMULTÂNEAS

Sexta, 21 de outubro
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Sábado, 22 de outubro
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21 outubro |  10h45 -12h15

MESA 1 |  coordenação: Ada Morgenstern

Infância ameaçadora

Autora: Marcia Regina Porto Ferreira

 

Parentalidade adotiva, os tempos, os lutos

Autora: Camila Deneno Perez

 

Tempos de pressa: o trabalho de elaboração em um processo de adoção

Autoras: Taísa Nerath Martinelli e Tatiana Inglez-Mazzarella

 

MESA 2 |  coordenação: Sthefânia Carvalho

Perda e transformação dos espaços físicos e seus efeitos: uma reflexão psicanalítica

Autora: Daniele John

 

Possíveis caminhos do brincar na análise de uma criança enlutada

Autora: Carolina Pasqueto

 

Quando as crianças conversam e bordam - uma experiência com rodas de bordado com refugiados

Autora: Thoya Lindner Mosena

 

MESA 3 |  coordenação: Marilia Velano

Desencontros na parentalidade contemporânea

Autoras: Mariana Peres Stucchi e Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski

 

Mentiras na Infância: Criação, Luto e Negacionismo

Autoras: Adriana Barbosa Pereira e Beatriz Martinho Azevedo

 

Palavras que não vieram

Autora: Clarissa de Toledo Temer Lulia

 

MESA 4 |  coordenação: Vanessa Freitas

Medicalização da vida e sua incidência sobre a infância

Autora: Fernanda Lopes Bonfim

 

O instrumento APEGI e suas contribuições para a despatologização da infância

Autora: Larissa J. R. Paula Cagnani

 

O menino e o pote

Autora: Maria do Carmo Figueiredo Bergamo De Oliveira

 

MESA 5 |  coordenação: Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar

Em Tempo\/Espaço Pandêmico: É Possível Retornar a Presencialidade?

Autoras: Soraya Souza e Ana Archangelo

 

A experiência escolar não cabe em uma tela, uma criança não cabe dentro de uma casa

Autoras: Flavia Vasconcellos e Isabel Moreira Ferreira

 

Desdobramentos do pós-pandemia sobre a infância e a escola: desafios da escola diante do sofrimento da criança

Autora: Andréa Garcia da Rocha

 

21 outubro |  13h45 -15h15

MESA 6 |

A escuta psicanalítica em uma UTI Neonatal

Autora: Silvia Cavalcanti Pereira Lima

 

Sofrimento Psíquico do Familiar em Contexto Oncológico Pediátrico, a Pandemia por Covid 19 e
criação da Lei 14.308\/22 (Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica)

Autoras: Diene Garcia Gimenes e Maria Lívia Tourinho Moretto

 

Transplante de Medula Óssea: Fantasias de Redenção e Cura

Autora: Cristiane dos Santos Mendes Alves

 

MESA 7 |  coordenação: Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar

A pandemia e a maldição da Bela Adormecida

Autoras: Cynthia da Conceição Tannure e Cassandra Pereira França

 

Entre pedras e letras: nuances da escuta à criança no âmbito da educação

Autoras: Amanda Pacheco Machado

 

Impacto psíquico na deficiência visual associada à privação da convivência com iguais

Autora: Priscila Ciocler Froiman

 

MESA 8 |  coordenação: Julia Eid

A criança insubmissa: a potência subversiva do gesto criativo

Autora: Rafaela Paixão

 

Autodeterminação e neutralidade: indagações a partir da leitura de um texto de Paul Beatriz Preciado

Autora: Adela Judith Stoppel De Gueller

 

Uma menina sem voz

Autora: Carisa Almeida Bradaschia

 

MESA 9 |  coordenação: Taísa Martinelli

A Clínica com Gêmeos e Suas Especificidades

Autoras: Vanessa Freitas e Taísa Nerath Martinelli

 

Angústia e transferência: manifestações de oposição ao tratamento como defesa da angústia em caso clínico infantil

Autoras: Helena Amstalden Imanishi

 

Isolamento, desamparo, repetição traumática. Família pede socorro diante do bebê tirânico

Autor: Wagner Ranña

 

MESA 10 |  coordenação: Ada Morgenstern

Apagar o Antes

Autoras: Luiza Pires Vaz Camarano , Daniele John, Glenda Beigler e Vivian Confessoro

 

E quando um funeral invade a sessão? Apontamentos sobre o recorte clínico de uma sessão de psicoterapia infantil

Autora: Raquele Aparecida Da Costa Vilalta

 

O luto nas crianças: encontro com o desamparo

Autoras: Karina Damião e Mariana Negri

 

  22 outubro | 10h45 -12h15

MESA 11 |  coordenação: Alessandra Barbieri

Mãe não é robô, bebê não é planilha: a destituição do saber materno pela virtualização

Autoras: Patrícia Leekninh Paione Grinfeld, Julieta Jerusalinsky e Maribel de Salles De Melo

 

Um brincar com a tecnologia digital na primeira infância? Reflexões sobre o uso das telas e o processo de integração infantil

Autora: Mirela Borba de Lacerda

 

Vídeos de brincadeiras compartilhados online: notas sobre os efeitos das mídias digitais no brincar na atualidade

Autora: Bárbara Morais Santiago Freitas

 

MESA 12 |  coordenação: Vanessa Freitas

A parentalidade diante do diagnóstico médico de bebês

Autor: Maycon Andrade Fraga

 

Tornar-se mãe, pai e filho em tempos pandêmicos: do amalgma à separação

Autora: Denise Serber

 

Um novo tempo para a infância: a clínica psicanalítica com crianças na contemporaneidade

Autora: Maria Engracia Garcia Perez

 

MESA 13 |  coordenação: Marina da Silva Rodrigues

Da imitação à identificação: Observações sobre a função do semelhante no acompanhamento APEGI realizado em escolas

Autoras: Luiza Pires Vaz Camarano, Luciana Resende Lima e Cristina Keiko Inafuku de Merletti

 

Pandemia: seus efeitos na educação

Autora: Anita Célia Da Costa Peixoto

 

Psicologia na Educação Básica: fazeres possíveis em meio à pandemia diagnóstica

Autoras: Mariana Sica e Fernanda de Lima Rodrigues

 

MESA 14 |  coordenação: Daniele John

Enquanto espero escrevo uns versos: criatividade e continência psíquica em observadores de bebês durante o confinamento covid 19

Autora: Denise de Sousa Feliciano

 

Maternidade e Primeira Infância em questão: Uma intervenção a tempo

Autoras: Carolina de Castro Lemos e Julia Clemêncio de Salles Teixeira

 

Observação participativa: uma função continente na relação mãe-bebê

Autoras: Valeska Bom Pinheiro e Cristiane da Silva Geraldo Folino

 

 22 outubro |  13h45 -15h15

MESA 15 |  coordenação: Marcia Porto Ferreira

Entre vários entre telas: a invenção de um dispositivo grupal em meio a pandemia

Autores: Olívia Costa Manso, João Pedro Padula, Fernanda Bonilha, Daniel Amiro Basilio Gonçalves

 

Grupoterapia online com crianças na pandemia: O vínculo que se estende e âncora.

Autoras: Júlia Maria de Melo Santos e Mirela Borba de Lacerda

 

O só-depois de um grupo perdido no tempo

Autores: Alessandra Cassia Leite Barbieri e  Ricardo G. Portolano

 

MESA 16 |  coordenação: Marcia Porto Ferreira

Melancolia na infância institucionalizada: impossibilidade de elaborar lutos diante de retraumatismos inassimiláveis e imetabolizáveis.

Autora: Juliana Devito

 

 

Trauma e genera em Bollas: o trabalho da disseminação psíquica

Autora: Lia Pitliuk

 

MESA 17 |  coordenação: Adela Stoppel de Gueller

Contribuições da Psicanálise no fazer clínico com crianças autistas: Um posicionamento político

Autora: Lucila Barreto Monteiro dos Santos

 

Corpo no Autismo: Dor e Automutilação

Autora: Filiciana Ferreira Silva e Rosa Maria Tosta

 

Sustentação da transferência no atendimento de bebês de risco frente aos impasses do setting on line

Autora: Vera Blondina Zimmermann

 

MESA 18 |  coordenação: Renata Guarido

Corpo, presença e cuidado em ato: o acompanhamento das crises nos CAPS Infantojuvenis

Autores: Diego Fontana Siqueira Cunha, Marina da Silva Rodrigues e Sthefânia K. Restiffe de Carvalho

 

E quando mitigar risco não proporciona proteção? Medidas de acolhimento e singularidade: desafios do trabalho em rede

Autoras: Tatiana Inglez-Mazzarella e Ana Raquel Ribeiro

 

Intima-se: a psicanálise no contexto jurídico: atuações possíveis em defesa das crianças

Autora: Paulina Mei

 

MESA 19 |  coordenação: Maria Engracia Perez

Processo de simbolização diante do horror: um caso de luto infantil

Autora: Shaienie Monise Lima Longano

 

Órfãos da covid, filhos de ninguém? Luto e memória para a infância em tempos de pandemia

Autora: Kelly Macedo Alcantara

 

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