Enquanto espero escrevo uns versos: criatividade e continência psíquica em observadores de bebês durante o confinamento covid 19

 

Denise De Sousa Feliciano

 

 

RESUMO

A experiência do confinamento imposta por ocasião da pandemia covid 19 é colocada em evidência no curso de aprimoramento no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo – Brasil: “Relação Pais-Bebê: Da Observação à Intervenção”, cujo eixo teórico-clínico se pauta no Método Esther Bick, servindo como recurso de desenvolvimento da continência interna dos alunos que vivem a impossibilidade de realizarem a observação das famílias pelo distanciamento social. Quando a pandemia é decretada logo após o início das aulas, alunos e supervisores concordam em manter as supervisões e aulas teóricas até a liberação para que se pudesse iniciar as observações nas residências. O trabalho conta sobre o processo de gestação da capacidade de observar e conter os afetos despertados ante o susto e a sensação de desamparo trazidos pela pandemia. A escrita do Diário de Bordo tornou-se um elemento criativo que permitiu que se constituísse um continente para elaboração das incertezas, tornando-se um brincar com as palavras, sobretudo a palavra tempo e espera, que aparecia nos vários textos trazidos pelos alunos. Gradativamente e ante as novas possibilidades de trabalho clínico virtual, o grupo se perguntou sobre a possibilidade de observar as famílias online, discussão que se ampliou também no grupo de grupo ALOBB, Associação LatinoAmericana de Observadores de Bebê pelo Método Esther  Bick, levando à reflexões epistemológicas sobre o método em seu desenho tradicional presencial e a proposta de adaptação para o meio virtual. De forma pioneira os alunos encontraram famílias que aceitaram ser observadas através de seus celulares e a observação mostrou-se significativa tanto para as famílias quanto para os alunos. Os bebês estabeleciam com os observadores uma surpreendente interação. Alguns alunos tiveram também a oportunidade de migrar para o modo presencial quando começaram as vacinas. De um ano pandêmico pleno de incertezas e vivências insólitas, a  experiência revelou uma gama de novas possibilidades.

 

PALAVRAS-CHAVE: observação de bebês, confinamento, pandemia, criatividade.