Cursos 2015 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick; proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena; refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir do olhar psicanalítico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;

• Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;

• Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;

• Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;

• Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas.

• Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

• Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos.

• Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento.

• Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário.

• Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Magaly Marconato Callia, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick (com prática supervisionada);

• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);

• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;

• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.

DURAÇÃO: um ano – carga horária: 90horas

HORÁRIO: quintas-feiras, das 18h às 20h30

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Pré-requisito:
É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

INSCRIÇÃO ATÉ: 6 de fevereiro de 2015.

PROCESSO SELETIVO: Entregar curriculum vitae no ato da inscrição para avaliação

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 13 de fevereiro de 2015, às 15h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 5 de março de 2015.

 

 
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