PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    43 Setembro 2017  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

UM CURSO PARA CUIDADORES DE BEBÊS


RUBIA ZECCHIN
ANNA MEHOUDAR
DANIELA ATHUIL GALVÃO DE SOUSA
GISELA HADDAD[1]


O Grupo de Intervenção e Pesquisa Clínica: da gestação à primeira infância é formado por 11 psicanalistas. O grupo formou-se em 2011 em função da parceria com o Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis, para o atendimento de gestantes, mães e bebês até 2 anos.

Os cuidados com a primeira infância, fase tão decisória para o desenvolvimento humano, vem ganhando espaço em nossa sociedade. “Alcançar o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância (DIPI) pressupõe ir além do olhar tradicional (localizado e voltado prioritariamente à sobrevivência da criança), em direção a políticas que, a partir do ponto de vista dos direitos, permitam às crianças se desenvolverem plenamente em todas as dimensões: física, social, emocional e cognitiva”. (Resultados da Oficina Construindo uma Agenda Regional para o Desenvolvimento na Primeira Infância, realizada entre 14 e 16 de setembro de 2015 em São Paulo, Brasil. Elaborado por Carolina Aulicino e Gala Díaz Langou em outubro de 2015). O DIPI deve ser soberano nas agendas de políticas públicas, em toda América Latina, em particular no Brasil, onde nossas crianças são ainda mais pobres do que o resto da população.

A ideia de criar um curso gratuito para Cuidadores de Bebês surgiu a partir da escuta de algumas das necessidades da população com a qual trabalhamos, qual seja, a de se profissionalizar, e da ausência, quase absoluta, de espaços públicos que promovam o conhecimento sobre a primeira infância, necessário aos que se dedicam a cuidar de crianças nessa faixa etária. Tanto faltam cursos de capacitação e aprimoramento quanto recursos econômicos para muitas destas mulheres que, em sua maioria, sem possibilidade de uma formação continuada, se dedicam aos cuidados das crianças, seja nos abrigos, creches ou em residências. Trabalham, muitas vezes, a partir de suas experiências pessoais.

Oferecer um curso para cuidadores de bebês, gratuito, dentro do Sedes, para nós, é uma decisão política, expressão de nosso compromisso com a primeira infância, com a psicanálise, com nossa comunidade e com o Instituto. É também oferecer uma oportunidade para quem quer se profissionalizar e não tem recursos para tanto.

Responder à questão do porquê no mundo atual tornou-se tão importante preparar-se para ser um cuidador de crianças se apoia nas mudanças que ocorreram nas famílias atuais. A saída da mulher de casa e sua inserção no mundo do trabalho deixou um buraco na organização das famílias e uma demanda para as escolas e cuidadores de bebês e crianças. O que escutamos de nossas alunas é que as crianças estão chegando cada vez mais cedo na escola.

Nosso primeiro contato com o grupo de 25 mulheres que compunham a turma que deu início ao nosso projeto foi uma conversa, na qual elas puderam expressar toda sorte de dúvidas que cercam seu cotidiano na lida com as crianças; em sua maioria, as alunas trabalhavam em escolas e creches, das mais variadas camadas sócio-econômicas e as questões eram as mesmas, salvo uma ou outra, que guardava alguma especificidade. Desde o início os encontros foram marcados por uma riqueza incrível, pois o grupo se apresentou muito interessado em aprender. Nosso objetivo é capacitar profissionais para atender a primeira infância por meio de noções fundamentais do desenvolvimento infantil e da importância da relação parental e de toda rede social (incluindo o papel do cuidador nos abrigos, creches e escolas) que sustenta o processo de formação do sujeito. O que é cuidar e o que é educar em nossa cultura são temas presentes ao longo do curso.

Quando lançamos o curso no início de 2017 nos surpreendemos com 72 inscritos e, na segunda versão, quase 100 inscritos. As crianças agradecem!

Participantes: Anna Maria Alcântara do Amaral, Anna Mehoudar, Daniela Athuil Galvão de Sousa, Eva Wongtschowski, Gisela Haddad, Gisele Senne de Moraes, Lucia Helena Navarro, Marcia Arantes, Mira Wajntal, Rubia Zecchin e Yone Rafaeli. Interlocutoras: Anna Mehoudar e Eva Wongtschowski. Articuladora da Área de Clínica e Instituições: Claudia Justi Monti Schonberger.

________________________________
[1] Psicanalistas. Membros do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/