PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    44 Novembro 2017  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

CURSO DE PSICANÁLISE LANÇA EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE NOVO PROFESSOR


EQUIPE EDITORIAL DO BOLETIM ONLINE


Em 6 de outubro deste 2017 o Curso de Psicanálise lançou, através do informativo Conselho de Direção Informa (CDI 128) o edital elaborado por sua equipe para a contratação de um(a) professor(a) que passará a integrar o grupo no próximo ano (clique aqui para ler: EDITAL). A iniciativa inédita, derivada de um longo processo de debate interno, foi anunciada no CDI anterior (n. 127, de 03 e outubro de 2017), e justificada da seguinte forma:

“O Departamento de Psicanálise cresceu muito, agregando vários grupos de trabalho, realizando importantes eventos político-científicos e gerando muitas publicações. Neste contexto ampliado, pensamos em estabelecer uma nova modalidade de contratação de professores, com o objetivo de realizarmos melhor a vocação do nosso Departamento como um todo, cujos princípios se baseiam em procedimentos democráticos. Entendemos que o edital decorre não apenas da vontade do Curso de Psicanálise, mas de um movimento institucional maior e mais complexo, que demanda novos mecanismos de funcionamento e integração. Oferecemos, assim, mais um dispositivo voltado ao desejo da transmissão, dentre outros já existentes no Departamento.

Além disso, consideramos que o modelo de um edital diz respeito sobretudo às relações entre o Curso e o Departamento, às relações internas ao nosso grupo e também a uma questão teórica, ética e política da Psicanálise, ou seja, aos modos como se constituem os grupos de transmissão no movimento psicanalítico. Desse modo, acreditamos estabelecer uma articulação mais profunda entre o Curso e os demais grupos e colegas do Departamento.

Quanto aos princípios do edital, pensamos que os processos em jogo devem instaurar uma experiência em que a realidade da seleção não inviabilize o processo de um reconhecimento legítimo dos percursos apresentados. Temos total consenso de que os critérios para a seleção não devam ser pautados nos procedimentos acadêmicos universitários, e que sejam condizentes com a ética da psicanálise.

Além disso, como uma possibilidade nos momentos em que acharmos importante, utilizaremos a modalidade já estabelecida de inserção de professores, ou seja, o convite a pessoas externas ao Departamento, o que constitui uma abertura do nosso grupo ao campo psicanalítico maior. Estamos trabalhando para, em breve, explicitar melhor os critérios desta modalidade de inserção”.


Além das condições descritas no edital para a apresentação dos interessados – que devem ser membros com participação ativa no Departamento há pelo menos 6 anos, ter experiência tanto na função de transmissão e ensino da psicanálise quanto de supervisão clínica e ter ao menos dois trabalhos publicados em revistas e/ou livros – os professores propuseram uma reunião aberta para conversar sobre o projeto do Curso de Psicanálise, sobre essa nova modalidade de contratação ou quaisquer outras dúvidas que pudessem esclarecer os que desejaram se candidatar.

A reunião foi prevista para o dia 31/10/2017, às 20h, na sala 3. No fechamento desta edição, o Boletim Online deseja muito bom trabalho a todos!




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/