FLAPPSIP

APRESENTAÇÃO


A partir de maio de 2017, o departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae passou a fazer parte da FLAPPSIP (Federação latino americana de associações de psicoterapia psicanalítica e psicanálise) que é uma federação que existe desde 1998 e reúne as seguintes instituições psicanalíticas da américa latina:
 

ARGENTINA
AEAPG -Asociación Escuela Argentina de Psicoterapia para Graduados
ASAPPIA -Asociación Argentina de Psiquiatría y Psicología


BRASIL
CEP de PA-Centro de Estudios Psicoanalíticos de Porto Alegre
CPRJ- Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae


CHILE
ICHPA- Sociedad Chilena de Psicoanálisis


MÉXICO

IMPAC Instituto Mexicano de Psicoanálisis

 

PERU
APPPNA- Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalítica
ADPP-Asociación de Psicoterapia Psicoanalítica
CPPL- Centro de Psicoterapia Psicoanalítica de Lima

 

URUGUAI
AUDEPP- Asociación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalítica

Esta Federação é uma rede de instituições comprometidas com a discussão, intercâmbio, produção e difusão do pensamento psicanalítico e suas diversas práticas originadas nas descobertas de Sigmund Freud e seguidores pós-freudianos e considera que o intercâmbio científico e o conhecimento mútuo entre as instituições participantes, assim como entre seus membros, reverterá em benefício para todos. Constitui esta uma forma de integração de seus membros latino-americanos fortalecendo as raízes comuns e projetando-se para o futuro.


A participação nesta federação acontece sempre pela via institucional, dando direito a que todos os membros e alunos a partir do 1o ano de formação sejam associados. Nos congressos bianuais, existe inclusive um prêmio destinado aos melhores trabalhos de alunos em formação .

O interesse em participar desta associação veio do desejo de neste momento político-institucional, formalizar a possibilidade de ampliar o campo de interlocução do nosso pensamento com outros espaços e instituições e compartilhar a psicanálise que praticamos e teorizamos.

Este processo começou em 2015, a partir da disponibilidade e experiência de alguns colegas, que organizaram uma comissão inicialmente composta por Alessandra Sapoznik, Mário Fuks , Renato Mezan , Roberta Kehdy e Sílvia Alonso. Depois de uma pesquisa das organizações existentes, escolhemos esta associação por possuir grandes afinidades com nossa maneira de pensar o campo psicanalítico: a transmissão cuidadosa do pensamento psicanalítico, a preocupação com o contexto social e as suas incidências na subjetividade de nossa época, o interesse pelo lugar da psicanálise na clínica ampliada e o compromisso com a pesquisa em psicanálise.

Assim, levamos a proposta de associação à FLAPPSIP em assembleia realizada em dezembro de 2016 onde foi aprovada por nossos membros.

Como esta entrada trará muitos desafios , decidimos manter a comissão inicial como um espaço de interlocução à qual se juntaram as colegas Cristina Herrera e Nanci Lima.

Convidamos a todos que acessem o site da FLAPPSIP para conhecerem um pouco mais da federação: www.flappsip.com, onde encontrarão uma agenda com as diversas atividades das entidades associadas para o próximo semestre, bem como cursos que promovem.

Representação eleita para o biênio 2017/2019:
Delegadas: Roberta Kehdy (articuladora da área de Relações Externas do Conselho de Direção) e Sílvia Alonso
Interlocutor com a Revista Virtual: Renato Mezan



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id10232018163121000000000000