POLÍTICA DE REPARAÇÃO

COMISSÃO DE REPARAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS


A criação da Comissão de Reparação e ações afirmativas se deu no âmbito do Conselho de Direção 2021-2023, destinada a trabalhar por dois anos a fim de definir propostas e estratégias de intervenções antirracistas a serem realizadas no âmbito do Departamento, planejar seu ritmo de implantação e sua sustentabilidade.

 

A Comissão de Reparação e ações afirmativas assumiu o compromisso de considerar o repertório de contribuições realizadas pelas instâncias diretivas do Sedes -que instituiu sua Política de cotas a partir de 2022- e do Departamento de Psicanálise -cuja Assembleia do final de 2020 deliberou por unanimidade pela implantação de uma Política de Reparação no Departamento de Psicanálise.

 

Convocada e apoiada pelo Conselho de Direção, a Comissão de Reparação e ações afirmativas desde logo considerou os limites da política de cotas então vigente no Sedes, requerendo a inclusão de candidatos indígenas ao lado de pretos e pardos no edital do processo seletivo para os cursos de especialização e aperfeiçoamento e, em articulação com a Comissão Mista de Cursos, reunindo professores que elaboraram ações de recepção dos novos alunos.

 

Com seus trabalhos iniciados em 19 de fevereiro de 2022, dedicou-se então ao letramento de seus próprios integrantes, a fim de ampliar e desenvolver duas vertentes de trabalho: o Auxílio Formação e o Letramento e Aquilombamento afetivo.

 

A Comissão de Reparação e ações afirmativas registrou seu trabalho através de reuniões realizadas com o Conselho de Direção, da publicação de artigos no Boletim online, das exposições feitas à Assembleia de membros do Departamento, da apresentação de trabalho escrito e da realização de uma roda de conversas no evento Entretantos Cá entre Nós (2023), feita por meio do dispositivo Oficina já praticado, com a intenção de atingir público mais amplo.

 

Integrantes da Comissão de Reparação e ações afirmativas 2022-2023: Adriana Elisabeth Dias, Ana Lucia Panachão, Anne Egídio, Christiana Martins R. C. Freire, Clarissa Giacomo da Motta, Cristina Barczinski, Daniela Danesi Magalhães, Daniela de Andrade Athuil Galvão de Sousa, Dedé Ribeiro, Fernanda Araújo de Almeida, Glicéria Correia Laranjeira Netto, Heidi Tabacof, Lucia Helena Rodrigues Navarro, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Maria Aparecida Miranda, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar (Lila), Maria Leticia Puglisi Munhoz, Maria Marta Azzolini, Marisa Correa da Silva, Noemi Moritz Kon, Paula Francisquetti, Selma Tavares, Solange Maria Santos Oliveira e Tide Setubal.

 

A Assembleia de membros do Departamento reunida em 02 de dezembro de 2023 deliberou pela continuidade da Comissão de Reparação e ações afirmativas por mais dois anos de trabalho, com sua composição a ser definida.



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id05092024151917167190216018