boletim

INFORMATIVO ONLINE SOBRE AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

 
ANO VIII | Número 15 | edição agosto a dezembro de 2021  
SOBRE | SITE DO DEPARTAMENTO |facebookInstagram  
< voltar
  Sustentar - psicanálise, infâncias e saúde pública
   

 

Sustentar é um grupo de trabalho em torno das intersecções entre os campos da psicanálise, das infâncias e adolescências, e da saúde pública, formado por trabalhadores da rede pública de São Paulo e pelas psicanalistas Adela Gueller, Luciana Pires e Renata Guarido.

O coletivo propõe um espaço de reflexão e elaboração acerca do cuidado em saúde mental a crianças e adolescentes no SUS e outras instituições da rede, além de acompanhar o processo de formação desses trabalhadores, construindo, dessa forma, uma sustentação para o trabalho clínico nos serviços em questão. A ênfase em “infâncias”, no plural, visa ressaltar como as diversidades territoriais, sociais, raciais e de gênero produzem e afetam suas experiências subjetivas e também os modos de cuidar destas.

O percurso do Sustentar iniciou-se em 2016, quando um grupo de então alunas e professoras do curso de Psicanálise com Crianças concluíram que as questões trazidas à clínica pelas singularidades dos atendimentos na rede pública necessitavam de um espaço específico de reflexão e elaboração no departamento de Psicanálise com Crianças. Durante três anos, os encontros foram semanais e abertos a trabalhadores da rede a fim de discutir casos e temas em que os manejos, a leitura clínica e a formação de rede pudessem ser produzidos sob o olhar da psicanálise. Trabalhadores de diversos serviços, setores e territórios participaram deste espaço de formação. Como resultado desses encontros, foi possível observar a importância da construção da narrativa clínica dos casos para os profissionais e equipes, uma vez que no cotidiano dos serviços essa possibilidade fica, por vezes, imersa em demandas outras.

A partir de 2020, o formato do grupo mudou. Desde então, estamos trabalhando com um coletivo permanente de profissionais da rede pública, principalmente da saúde mental infanto-juvenil, que se reúne quinzenalmente.

Para cada caso ou tema a ser tratado são convidados outros atores da rede que estão diretamente implicados no trabalho em questão com perspectivas distintas. Deste modo, pode-se pensar e elaborar as estratégias clínicas e ético-políticas para cada caso. Entende-se que uma rede de sustentação articulada é fundamental para viabilizar o cuidado com crianças e adolescentes.

Ao longo deste ano, debruçamo-nos sobre a clínica com crianças e adolescentes na rede pública durante a pandemia, considerando a demanda de inventar novos dispositivos que respondessem ao dramático momento de isolamento e seus efeitos sobre as crianças.

O grupo está aberto para acolher membros do departamento de psicanálise com crianças e alunos do curso de formação que atuem na rede de saúde pública. A participação no grupo Sustentar é gratuita.

Para mais informações entre em contato através do email: sustentar.sedes@gmail.com

 
 
Site do Departamento | SOBRE | REDES SOCIAIS facebook Instagram
  Departamento Psicanálise com Crianças | Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484, Perdizes, São Paulo fone: (11) 3866-2730
E-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com