Trabalhos
 

 

Resumo

AMPARO NECESSÁRIO: O PAPEL DO PEDIATRA NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ

Autora: Cristiane S. Geraldo Folino

Psicanalista pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP, aluna do curso de Introdução à Intervenção Precoce da Relação Pais-Bebê do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae.

Na gestação e no puerpério ocorre a atuação do mecanismo regressivo, em virtude da identificação que a mulher necessita fazer com sua mãe em suas funções maternas para se pôr sensível o suficiente e tornar-se capaz de cuidar de seu bebê. A mulher repetiria na idade adulta, então sua situação infantil (LANGER, 1986). Outro autor que abordou essa questão foi Winnicott (1956/2000), cujo conceito de preocupação materna primária enfatiza um estado psicológico especial que a mulher atinge, gradativamente, no decorrer da gestação, principalmente no final, e que perdura até alguns dias após o nascimento do bebê. Esse estado consiste numa sensibilidade exacerbada que a torna capaz de identificar-se intimamente com seu bebê e oferecer-lhe aquilo de que ele precisa.

Monique Bydlowsky (1997, apud MISSONIER, 2004; ARAGÃO, 2007) compreende que, nesse período, há uma espécie de  levantamento da repressão, o que permite o acesso a conteúdos e conflitos inconscientes, relativos a experiências e fantasias infantis. A autora nomeia transparência psíquica essa modalidade particular de funcionamento psíquico materno.

Entendemos que todo nascimento implica à mulher que se torna mãe a oportunidade de contar com alguns ganhos e a necessidade de elaborar algumas perdas, para ir construindo seu lugar materno. Dessa forma, no período puerperal, as mulheres tomam contato e vivenciam algo de caráter peculiar, encontram-se em uma espécie de mescla de sensações e impressões, contando com uma maior porosidade para conteúdos e lembranças, que usualmente estão inacessíveis a todos.

Considerando nossa compreensão dessa fase sensível da mulher, julgamos ser primordial dar uma maior atenção à mãe e seu bebê no período puerperal. Compreendemos que os pediatras parecem ser elementos fundamentais para oferecer parte desse amparo necessário, oferecendo holding aos pais nesse momento particular de vida. Entendemos que são eles os responsáveis pela detecção e diagnóstico de quadros de depressão puerperal, mas estão eles próprios pouco instrumentalizados para essa função. E que a psicanálise pode fornecer subsídios a Pediatria no que tange esse campo de conhecimento.