Trabalhos
 

 

Resumo

A MÃE A MULHER E O SINTOMA DA CRIANÇA

Autora: Teresinha Costa

Psicanalista, Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Uerj, membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise  Seção Rio de Janeiro, onde coordena o departamento de ensino. É coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada  SPA -, das Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath), em Niterói, onde também é professora, supervisora do estágio clínico e orientadora de pesquisa sobre a clinica psicanalítica com crianças (Pibic). Dentre outros, escreveu os artigos: Entre supervisão e controle: a psicanálise no SPA da universidade, com Marco Antonio Coutinho Jorge, in Sonia Altoé e Márcia Mello de Lima (orgs), Psicanálise, clínica e instituição, (Rios Ambiciosos, 2005); A pirâmide das heresias: a ética na psicanálise com crianças , in Marco Antonio Coutinho Jorge (org), Lacan e a formação do psicanalista (Contracapa, 2006) e  A criança e a ética psicanalítica, Revista Marraio nº 11 (Rio Ambiciosos/FCCL, 2006). É autora do livro Psicanálise com crianças (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008, 2ª ed.) e do livro Édipo, (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, no prelo).

Antes mesmo de nascer, a criança está mergulhada em linguagem. O sujeito assujeitado à fala, o sujeito do inconsciente, nasce no campo do Outro. Com o conceito de Outro, Lacan quer enfatizar que o sujeito não existe sozinho, ele é sempre referido a um Outro, representado primeiramente pela mãe ou substitutos. O grito do recém-nascido só se tornará chamamento pela resposta da voz do Outro, em que se inscreve o seu desejo. O bebê, assim, entra na linguagem. Pela palavra do Outro o bebê recebe suas mensagens de volta, o que implica que é reconhecido como sujeito de desejo.

É fundamental que o Outro possa escutar o choro do infante como demanda de algo. Estar surdo a isto é deixá-lo entregue à pulsão de morte. É a fantasia do Outro parental que faz com que este ouça o que ainda não foi dito. A mãe realiza esta função com sua sexualidade: com ela o corpo do bebê será erogeneizado, aplacando a pulsão de morte. Assim, não é possível dissociar criança de sexualidade feminina.

Ao nascer, a criança se assujeita, se aliena aos significantes do Outro, encarnado pela mãe  não é sem razão que se utiliza a expressão  língua materna -, para mais tarde se separar, destituí-la desse lugar tão poderoso. Só assim, após a separação, a criança poderá tornar-se sujeito na plena acepção do termo. Neste processo de alienação e separação, é a Lei do Pai que deverá vir em seu auxílio para frear este poder absoluto do Outro materno.

Lacan introduz a divergência entre ser mãe e ser mulher. Para ele, a mulher, na medida em que seu desejo se dirija ao homem, é mais a ser ou receber esse falo que a mulher aspira: a sê-lo, através do amor que faliciza, e a recebê-lo, por intermédio do órgão com que ela goza, mas nos dois casos, ao preço de não o ter. Há, portanto uma divisão entre a mulher e a mãe. Só a mulher é capaz de barrar, de dividir a mãe.

O lugar ocupado pelo filho no desejo da mãe é também o lugar do objeto a, causa de desejo. Uma das novidades trazidas por Lacan, na clínica da psicanálise com crianças, é colocar a criança não só em relação ao objeto a da fantasia da mãe, mas colocá-la também em relação ao sintoma do pai. Portanto, cabe à criança encontrar uma saída para seu desejo, ou seja, interpretar o desejo da mãe para ir ao encontro da mulher que existe mais além da mãe. Em outras palavras, interpretar o desejo da mãe significa colocar uma questão sobre algo da ordem da mulher na mãe.