31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

Quando o ambiente é o abrigo: cuidando das cuidadoras

Dra. Denise Sanchez Careta
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Coordenadora do Núcleo de Abrigos do LAPECRI/USP. Assessora institucional em abrigos. Coordenadora do Grupo Psicoterapêutico de Pós-Guarda e Pós-Adoção (GEAA-SBC). Coordenadora do GEPPI – Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas Institucionais. Psicóloga clínica com abordagem em Psicanálise.

Profa. Dra. Ivonise Fernandes da Motta
Professora do Departamento de Psicologia da USP - Graduação e Pós-Graduação. Coordenadora do LAPECRI/USP. Psicóloga clínica com abordagem em Psicanálise.

Resumo

Este trabalho, derivado da Tese de Doutorado, discute a evolução na dinâmica emocional de cuidadoras de crianças abrigadas. No Mestrado, foi mostrado que as cuidadoras apresentavam identificações projetivas com as crianças abrigadas. Em 2006, iniciamos até 2008, na própria instituição, o grupo de encontros psicoterapêuticos com as cuidadoras. Utiliza-se a Psicanálise, como fundamentação teórica, à luz dos conceitos de D. W. Winnicott. Concluiu-se que os grupos de encontro foram eficazes e eficientes para as cuidadoras, mostrando-se uma intervenção psicológica facilitadora de enquadre diferenciado, especialmente para a humanização do abrigo, tornando-o mais saudável com favorecimento do desenvolvimento emocional de todos que convivem no ambiente.


Palavras-chave: Abrigos; Cuidadores de Crianças Abrigadas; D. W. Winnicott; Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema.