31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

A construção da história inicial de vida e sua importância para a criança em acolhimento

Pammela Makarowits de Mattos
Psicóloga clínica e institucional. Pesquisadora e psicóloga colaboradora do Núcleo de Abrigos do LAPECRI / USP. Membro do Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas em Instituições (GEPPI), onde realiza trabalhos com famílias em processo de adoção e assessoria psicológica a instituições de acolhimento de crianças e adolescentes.

Dra. Denise Sanchez Careta
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Coordenadora do Núcleo de Abrigos do LAPECRI / USP. Assessora institucional em abrigos. Coordenadora do Grupo Psicoterapêutico de Pós-Guarda e Pós-Adoção (GEAA-SBC). Coordenadora do GEPPI – Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas Institucionais. Psicóloga clínica com abordagem em Psicanálise.

Profa. Dra. Ivonise Fernandes da Motta
Professora Doutora do do Departamento de Psicologia Clínica IPUSP Orientadora do Programa de Pós graduação-IPUSP Nível Mestrado e Doutorado Coordenadora LAPECRI-Laboratório de Pesquisas em Criatividade e Desenvolvimento Psíquico-Ipusp.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência clínica com uma criança acolhida em uma instituição na Grande SP. Ao longo dos atendimentos psicológicos realizados no contexto institucional, a criança comunica desconhecer sua história de vida inicial, imersa em um estado confusional. Diante deste quadro a psicóloga identifica sua necessidade básica de integrar no tempo seu passado e presente e sugere à paciente a construir um livro sobre sua história inicial de vida. Tal intervenção teve como objetivo proporcionar à criança um espaço para que ela vivesse experiências significativas amparadas por um ambiente sustentador, seguindo as perspectivas de D.W. Winnicott e, norteado pelos fundamentos de enquadres diferenciados e espaço potencial. Os encontros com a criança foram se constituindo por meio da confecção de um livro contendo desenhos e relatos elaborados por ela, retratando sua história de vida inicial. A criança, a partir do contato com sua história de vida, manifesta melhores recursos emocionais, deixando o estado confusional e integrando no espaço e no tempo sua história de vida, a qual se apresentava fragmentada. A partir desta experiência, concluímos a importância de localizar no espaço e no tempo a história de vida da criança que se encontra em situação de acolhimento e, que, portanto, sofreu rupturas com o lar.


Palavras-chave: D. W. Winnicott; integração; enquadres diferenciados; espaço potencial.