31 de agosto e 1 de setembro de 2012
sedes
Trabalhos

A Importância de um Ambiente Humano Adaptado como Auxílio no Tratamento de uma Criança em Acolhimento – A Clínica na Instituição

Robson Thiago Barbosa Nakagawa
Psícólogo Clínico e Institucional. Pesquisador e Psicólogo Colaborador do LAPECRI/USP. Membro do Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas em Instituições (GEPPI) onde realiza trabalho com famílias em processo de adoção e assessoria psicológica a instituições de acolhimento de crianças e adolescentes.

Dra. Denise Sanchez Careta
Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Coordenadora do Núcleo de Abrigos do LAPECRI/USP. Assessora institucional em abrigos. Coordenadora do Grupo Psicoterapêutico de Pós-Guarda e Pós-Adoção (GEAA-SBC). Coordenadora do GEPPI – Grupo de Estudos e Práticas Psicológicas Institucionais. Psicóloga clínica com abordagem em Psicanálise.

Profa. Dra. Ivonise Fernandes da Motta
Professora Doutora do do Departamento de Psicologia Clínica IPUSP Orientadora do Programa de Pós graduação-IPUSP Nível Mestrado e Doutorado Coordenadora LAPECRI-Laboratório de Pesquisas em Criatividade e Desenvolvimento Psíquico-Ipusp.

Resumo

Temos como objetivo demonstrar a possibilidade de ampliação do enquandre terapêutico em uma instituição de acolhimento de crianças, promovendo um ambiente humano adaptado que auxile no desenvolvimento psíquico de uma criança de 3 anos. Inicialmente ela apresenta isolamento, evitação e falta de contato afetivo. Ao longo dos atendimentos de orientação psicanalítica, embasados nas idéias de Winnicott, emergem-se angústias e sintomas psicossomáticos. Por meio de reuniões com cuidadoras e assistente social, figuras identificadas com as necessidades emocionais da criança organizaram-se para acolhe-lo e auxiliá-lo em suas necessidades. Notou-se diminuição dos sintomas, aumento da espontaneidade e capacidade de interação com os outros e com seus próprios sentimentos, demonstrando avanço no desenvolvimento psíquico.


Palavras-chave: D.W. Winnicott; Psicanálise em Instituição, Desenvolvimento Psíquico.