sedes
Trabalhos

A constituição da identidade sexual à luz da teoria winnicottiana: reflexões a partir de um caso clínico

Omar Moreira Del Bianco: Psicólogo. Formado em Psicologia pela PUC-SP (2014). Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional pela PUC-SP (2015). Atua em seu consultório particular e na rede pública de saúde (psicólogo do SUS).

Rosa Maria Tosta: Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora. Doutora em Psicologia Clínica, professora associada da PUC-SP. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Psicossomática. Responsável pela modalidade de aprimoramento clínico-institucional “Psicoterapia winnicottiana na infância e adolescência”, na Clínica da PUC-SP.

Eixo temático: Questões de Gênero

Resumo

Os questionamentos do presente trabalho nasceram da experiência clínica com um menino de doze anos que apresentava, no processo psicoterápico, manifestações de identificação com o sexo oposto e apresentação de algumas características femininas. As dúvidas teóricas e práticas levaram a estudar a problemática identificatória e a constituição da identidade sexual. De início a seguinte questão se apresentou: O que leva um menino a se identificar com elementos ou pessoas do sexo oposto? Enfim, tomando como base a teoria winnicottiana, o trabalho buscou focalizar os aportes teóricos que poderiam subsidiar a compreensão sobre o processo de constituição da identidade sexual do menino em análise. No campo da teoria winnicottiana da sexualidade, abordamos os registros do masculino e do feminino na constituição do self, bem como o processo de identificação da criança, perspectivas fundamentais para se compreender o processo de construção da identidade sexual. O elemento feminino puro se relaciona ao Ser; o elemento masculino puro ao Fazer. O par de conceitos masculino-feminino ocupa importante lugar na teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal. Com efeito, a saúde e o viver criativo dependem de uma relação dialética entre estes elementos. Quanto ao processo de identificação e de constituição da identidade sexual no menino, revelou-se a importância do pai sem, contudo, desconsiderar o da mãe. Aprofundamo-nos na situação edípica e na necessidade de o menino, neste período, de estabelecer um pacto homossexual com o pai. O estudo harmoniza com o eixo temático “Questões de Gênero”. Ao aprofundar o estudo sobre o tema, deparamo-nos com a complexidade do assunto para o exercício da prática clínica. Além disto, a construção da masculinidade não tem recebido o mesmo investimento teórico do que a feminilidade, e as questões da definição de gênero são de grande interesse na psicanálise atual.


Palavras-chave: Masculino, Feminino, Identificação, D.W.Winnicott.