ano V - Nº 5 - 2023
capa: Clark Van Der Beken
publicação: 25-11-2023
ISSN:2674-9874


EDITORIAL
ARTIGOS
A complexidade da sexualidade humana supera o encontro dos genitais na representação do coito. Está nas camadas da vivência humana, em suas incompletudes e desejos; assim, não existe linearidade entre corpo e gênero. Este artigo pretende olhar a mulher lésbica como um ser político, atravessado pelas diversas dimensões – sociais, culturais, éticas, psíquicas, econômicas, entre outras –, em um país colonial afetado pela primazia do patriarcado. O desejo e o amor entre mulheres são fundamentalmente entrelaçados por questões do feminismo e das lutas dos movimentos sociais, historicamente construídas. O sujeito feminista transcende o olhar original homem-mulher; avança para a consciência de gênero, raça e classe social, avança para a ruptura da bolha do reformismo feminista, elitista, hétero e branco, caminha lentamente para o antissexismo, implicado no posicionamento político comprometido com causas maiores, como violência doméstica, feminicídio, violência contra mulheres trans. Assim, o lesbianismo, em suas diferentes manifestações, rompe com a sexualidade definida binariamente na relação entre sexo biológico e gênero, vai além na busca do lugar da mulher lésbica na contemporaneidade, passando pela discussão da invisibilidade e da premência de políticas públicas que atendam demandas excluídas ou na sombra da heterossexualidade normativa. Questionar criticamente o que é gênero e sexualidade talvez seja o caminho para se pensar na mulher lésbica como um ser político, engajado nas transformações sociais.
ABSTRACT
The complexity of human sexuality goes beyond the meeting of genitals in the representation of coitus. It lies in the layers of human experience, in its incompleteness and desires; thus, there is no linearity between body and gender. This article intends to look at the lesbian woman as a political being, crossed by various dimensions – social, cultural, ethical, psychic, economic, among others –, in a colonial country affected by the primacy of patriarchy. Desire and love among women are fundamentally intertwined by issues of feminism and the struggles of social movements, historically constructed. The feminist subject transcends the original male-female view; it moves towards gender, race and social class consciousness, it moves towards breaking the bubble of feminist, elitist, hetero and white reformism, it slowly walks towards antisexism, implied in political positioning committed to larger causes, such as domestic violence, feminicide, violence against trans women. Thus, lesbianism, in its different manifestations, breaks with the binary defined sexuality in the relationship between biological sex and gender, goes beyond in the search for the place of lesbian women in contemporaneity, passing through the discussion of invisibility and the urgency of public policies that meet excluded demands or in the shadow of normative heterosexuality. Critically questioning what is gender and sexuality may be the way to think of the lesbian woman as a political being, engaged in social transformations.

 
O presente trabalho tem como objetivo suscitar reflexões acerca do cenário atual no que concerne à relação entre adoecimento e interconectividade digital, sugerindo-se que o burnout pode ser uma consequência psicossomática direta desse contexto. Iniciando com as mudanças trazidas pelo neoliberalismo a partir da década de 1970, percorre-se o tema do trabalho e a exploração do sofrimento e, finalmente, chega-se aos dias atuais, em que temos as redes sociais com o potencial de fomentar a lógica neoliberal de que as possibilidades são infinitas, levando o sujeito ao adoecimento.
ABSTRACT
The purpose of this study is to raise reflections on the current scenario regarding the relationship between psychological suffering and digital interconnectivity, suggesting that burnout may be a direct psychosomatic consequence of this context. It starts with the changes brought about by neoliberalism from the 1970s onwards, goes through the theme of work and the exploitation of suffering and finally arrives at the present day where we have social networks with the potential to foster the neoliberal logic that possibilities are infinite, leading the subject to illness.

 
O presente trabalho apresenta uma proposta de perspectiva teórica pautada no percurso da pulsão na composição psicossomática do sujeito. A metodologia utilizada é a revisão narrativa de literatura, buscando por obras psicanalíticas ligadas às questões da pulsão, do corpo e do psicossoma, partindo de Freud e Ferenczi. O texto percorre o estabelecimento do sujeito como utrárquico, conforme a proposição de Sándor Ferenczi, em crítica aos olhares monistas e dualistas. Nessa perspectiva, dialoga sobre o funcionamento psicossomático, a pulsão em Freud como conceito fronteiriço entre corpo e psiquismo e apresenta a proposição dos conceitos originais chamados “presença psíquica” e “presença corpórea”, a partir do esquema de caixa.
ABSTRACT
This work presents a theoretical perspective proposal based on the path of the drive in the psychosomatic composition of the subject. The methodology used is the narrative review of literature, looking for psychoanalytic works linked to the drive, the body and the psychosoma, starting from Freud and Ferenczi. The text goes through the establishment of the subject as utrarchic, according to Sándor Ferenczi's proposition, in criticism of monist and dualist perspectives. From this perspective, it discusses psychosomatic functioning, the drive in Freud as a border concept between body and psyche, and presents the proposition of the original concepts called “psychic presence” and “corporeal presence”, from the box scheme.
 
A fisioterapia é uma área da saúde com propósitos de tratamento de lesões físicas. Talvez devido à duração das sessões de fisioterapia aliada ao toque no corpo, frequentemente se estabelece uma notável transferência paciente-fisioterapeuta, em que componentes de um enquadre psicoterapêutico podem surgir, mediante um profissional não habilitado para lidar com tais competências. Este artigo apresenta dois casos em que esse “atravessamento” se deu durante a transição do fisioterapeuta para a psicoterapia psicanalítica e ilustra as vicissitudes dessa relação, que pode enveredar por caminhos diversos.
ABSTRACT
Physiotherapy is a health area with the purpose of treating physical injuries. Perhaps due to the duration of physiotherapy sessions combined with touching the body, a remarkable patient-physiotherapist transference is often established, in which components of a psychotherapeutic setting can arise, through a professional not qualified to deal with such skills. This article presents two cases in which this "crossing" occurred during the transition from physiotherapist to psychoanalytic psychotherapy and illustrates the vicissitudes of this relationship, that can take different paths.
 
O presente trabalho faz uma reflexão teórica acerca da Psicossomática Psicanalítica e a Medicina Narrativa enquanto possibilidades de humanização do atendimento em saúde, mais especificamente do atendimento médico. Partimos do princípio de que o ser humano é um ser biográfico, e o(a) profissional precisa estar atento a esta dimensão existencial para exercer sua função de cura. Para isso, a compreensão psicanalítica do sujeito, enquanto linguagem, vem ao encontro da Medicina Narrativa, que incorpora a literatura enquanto recurso humanizador do trabalho clínico. Assim, frisamos ambas como campos operadores, ou seja, como estratégias de trabalho que valorizam os conhecimentos científicos sem que estes tamponem o encontro humano como compartilhar de biografias.
ABSTRACT
This work presents a theoretical reflection on Psychoanalytic Psychosomatic and the Narrative Medicine as possible ways of humanizing health care service, more specifically medical service. We begin by considering the fact that the human being is biographical and thus the professional should be attentive to that in order to perform their healing task. For that to happen, the psychoanalytic understanding of the subject as language meets the Narrative Medicine which comprises the literature as a humanizing resource of the clinical work. Therefore, we point them out as operating fields, that is, as working strategies which value scientific knowledge without concealing the human contact as a biographies sharing.
 
O presente artigo foi inicialmente apresentado, em versão mais sucinta, como trabalho de conclusão para a disciplina Psicopatologia Freudiana, do terceiro semestre do curso de especialização e formação em Psicossomática Psicanalítica, sendo resultado da integração dos conhecimentos adquiridos desde o início do curso, bem como da prática clínica. Com base na leitura de artigos e obras literárias de Jeferson Tenório e Clarice Lispector, buscou-se refletir sobre os processos de simbolização, distinguindo-os entre primários e secundários, e sobre a importância da qualidade das primeiras relações entre o sujeito e o ambiente para a formação e integração do sujeito em uma unidade psicossomática. Pelos pressupostos da psicossomática psicanalítica, procurou-se demonstrar a íntima ligação entre a capacidade de representação simbólica e as possibilidades de autonomia do sujeito na cultura e na sociedade, bem como de organização e reorganização da unidade psicossomática. Considerou-se a defesa do direito à fruição da arte, em geral, e da literatura, em particular, como dispositivo emancipador do sujeito na cultura, direito esse elevado por Antonio Candido à alçada de um direito humano, por apresentar o potencial de função humanizadora. Propiciar o acesso às artes e à literatura significa oferecer um lugar para o sonho.
ABSTRACT
The present article was initially presented, in a more succinct version, as a final paper for the subject Freudian Psychopathology, of the third semester of the specialization and training course in Psychoanalytic Psychosomatics, being the result of the integration of the knowledge acquired since the beginning of the course, as well as of clinical practice. Based on reading articles and literary works by Jeferson Tenório and Clarice Lispector, I sought to reflect on the symbolization processes, distinguishing them between primary and secondary, and on the importance of the quality of the first relationships between the subject and the environment for the formation and integration of the subject into a psychosomatic unit. Based on the assumptions of psychoanalytic psychosomatics, I tried to demonstrate the intimate connection between the capacity for symbolic representation and the subject's autonomy possibilities in culture and society, as well as the organization and reorganization of the psychosomatic unit. The defense of the right to enjoy art, in general, and literature, in particular, was considered as an emancipatory device for the subject in culture, a right elevated by Antonio Candido to the status of a human right, as it presents the potential for a humanizing function. Providing access to arts and literature means offering a place for dreams.
 
A longevidade trouxe uma nova experiência subjetiva da velhice e das relações familiares. Este artigo analisa, com as contribuições de Ferenczi e Winnicott, as peculiaridades da relação da família contemporânea com um sujeito da nova velhice: a pessoa idosa longeva dependente. A pessoa idosa longeva, com perda da funcionalidade e da autonomia, tem uma demanda de ampla gama de cuidados, tarefa que, no Brasil, recairá sobre a família, por esta ser considerada, especialmente na cultura latina, o lugar de proteção do sujeito. A família da atualidade, que está tendo o encargo de cuidar da pessoa idosa dependente, passou por transformações como resultado de mudanças sociais profundas. Com o predomínio do individualismo, dos arranjos familiares mais mutantes e menos duradouros e da emancipação feminina, a tarefa de cuidar não é mais assumida, naturalmente, pelas mulheres. Sendo assim, as condições objetivas e subjetivas do grupo familiar necessárias para a inversão da relação de cuidados, em que filhos têm seus pais em situação de dependência e necessidade de atenção da mesma ordem que outrora tiveram deles, juntam-se ao rol dos objetos de tensão e conflitos da família. A disponibilidade para cuidar estará atravessada pelo complexo de relações intergeracionais e intrageracionais, bem como pelo entrelaçamento complexo da história de cuidados de cada um no seu processo de desenvolvimento emocional e da constituição do si mesmo, e também pelas angústias do complexo de Édipo e do complexo fraterno. Ferenczi e Winnicott enfatizam a importância do ambiente no processo de desenvolvimento do sentido do si mesmo, da força vital e da vontade de viver do ser humano, bem como de oferecer sustentação e proteção contra as experiências de desintegração e descontinuidade de ser, como as que podem ser vividas na situação de dependência na velhice. Dessa maneira, compreendemos que se pode extrapolar a importância da adaptação da família às necessidades do sujeito idoso regredido para a condição de dependência, com hospitalidade e empatia, como o paradigma da ética do cuidado.
ABSTRACT
Longevity brought a new subjective experience of old age and family relationships. This article analyzes, with the contributions of Ferenczi and Winnicott, the peculiarities of the contemporary family's relationship with a subject of new old age, the dependent elderly person. Long-lived elderly people with loss of functionality and autonomy demand a wide range of care, a task that, in Brazil, falls to the family, as this is considered, specially in latin culture, the place for the protection of the subject. However, today’s family, which is responsible for caring for dependent elderly, has undergone transformations as a result of profound social changes. With the predominance of individualism, more changing and less lasting family arrangements and female emancipation, the task of caring is no longer naturally assumed by women. Therefore, the objective and subjective conditions of the family group, necessary for the inversion of the care relationship, where children have their parents in a situation of dependence and need for attention of the same order that they once had from them, join the list of objects of family tension and conflicts. Availability to care will be crossed by the complex of intergenerational and intragenerational relationships, as well as by the complex intertwining of each person's history of care in their process of emotional development and self-constitution, and also the anxieties of the Oedipus complex and the fraternal complex. Ferenczi and Winnicott emphasize the importance of the environment in the process of developing the human being's sense of self, vital force and will to live, as well as offering support and protection against experiences of disintegration and discontinuity of being, such as those that can be experienced in the situation of dependence in old age. In this way, we understand that we can extrapolate the importance of adapting the family to the needs of the elderly subject who has regressed to the condition of dependence, with hospitality and empathy, as the paradigm of the ethics of their care.
 
Os conflitos psíquicos são inerentes à condição humana, todavia, sua manifestação ocorre de forma subjetiva em cada indivíduo. Na clínica psicanalítica, os sintomas corporais são observados desde Freud, tornando-se objeto de estudo não apenas da ciência psicológica, mas também da medicina. O presente trabalho tem como objetivo analisar as manifestações somáticas de um adolescente durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de caso clínico envolvendo um adolescente que procurou atendimento em um serviço de plantão psicológico gratuito, apresentando como queixa erupções avermelhadas na pele, que lhe causavam forte ardência. A análise do caso foi amparada por autores clássicos e contemporâneos da psicanálise. Verificou-se que tais erupções faziam parte de angústias não elaboradas que vieram à tona em meio à situação de crise imposta pelo isolamento social na pandemia.
ABSTRACT
Psychic conflicts are inherent to the human condition; however, their manifestation occurs subjectively in each individual. In the psychoanalytic clinic, bodily symptoms have been observed since Freud, becoming an object of study not only in psychological science, but also in medicine. The present work aims to analyze the somatic manifestations of an adolescent during the Covid-19 pandemic. This is a clinical case study involving a teenager who sought care at a free psychological on-call service, complaining of red rashes on his skin, which caused severe burning. The case analysis was supported by classic and contemporary psychoanalytic authors. It was found that such eruptions were part of unelaborated anxieties that came to the surface amid the crisis situation imposed by social isolation during the pandemic.
 
Partindo do pressuposto de que a gestação se constitui como um processo peculiar na vida da mulher, carregado de mudanças sustentadas por alterações orgânicas, bem como psicológicas e sociais, considera-se pertinente a investigação de tais impactos na vida da psicoterapeuta gestante. O uso da teoria psicanalítica no presente estudo mostra-se apropriado, uma vez que a identificação de elementos transferenciais e contratransferenciais na relação psicoterapeuta-paciente auxiliaria na compreensão das possíveis transformações do percurso terapêutico. Para isso, foram realizadas entrevistas clínicas, semiestruturadas, com cinco psicoterapeutas que viveram, pelo menos, uma gestação. O conteúdo do material foi analisado à luz do método psicanalítico de associações livres e atenção equiflutuante e permitiu a emergência de três categorias: “Não acredito!”; “Padecer no paraíso” e “Lagartas & Borboletas”. A partir dos resultados, foi possível concluir que a gestação da psicoterapeuta se configura em um momento fecundo tanto para ela quanto para os pacientes. No entanto, é necessário haver provisão ambiental para que ambos consigam sustentar e elaborar tamanhas mudanças e, consequentemente, viver um processo de transformação e amadurecimento.
ABSTRACT
Assuming that pregnancy is a peculiar process in a woman's life, loaded with changes sustained by organic as well as psychological and social changes, the investigation of such impacts on the pregnant psychotherapist's life is considered pertinent. The use of psychoanalytic theory in this study is appropriate, since the identification of transference and countertransference elements in the psychotherapist-patient relationship would help to understand the possible transformations in the therapeutic path. To this end, semi-structured clinical interviews were conducted with five psychotherapists who had experienced at least one pregnancy. The content of the material was analyzed in the light of the psychoanalytic method of free associations and balanced attention and allowed the emergence of three categories:"I do not believe!"; “Paining in Paradise” and “Caterpillars & Butterflies”. From the results, it was possible to conclude that the psychotherapist's pregnancy is a fruitful moment for both her and her patients. However, there is a need for environmental provision so that both can sustain and elaborate such changes and, consequently, live a process of transformation and maturation.
 
ENSAIOS
QUIMERAS
MONOGRAFIA
Toda mulher quer mesmo ter um filho? De acordo com Freud, a saída esperada do complexo de Édipo para as mulheres seria a maternidade, através da qual superariam sua ferida narcísica, sua inveja do pênis. Será que acontece mesmo assim nos dias de hoje? E quando o filho não vem e não há um motivo aparente para isso? O que a psicanálise, mais especificamente a psicossomática psicanalítica, teria a dizer a esse respeito? Este artigo faz um breve percurso sobre as teorias sexuais infantis e o conceito de complexo de Édipo em Freud, busca diferenciar o desejo de filhos narcísico e edípico e, por fim, aborda a infertilidade feminina sem causa aparente.


ABSTRACT
Does every woman really want to have a child? According to Freud, the expected departure from the Oedipus complex for women would be motherhood, through which they would overcome their narcissistic wound, their envy of the penis. Is this really how it happens these days? What about when the child doesn't come and there is no apparent reason for it? What would psychoanalysis, more specifically psychoanalytic psychosomatics, have to say about this? This article takes a brief look at childhood sexual theories and Freud's concept of the Oedipus complex, seeks to differentiate the narcissistic and oedipal desire for children and, finally, addresses female infertility without an apparent cause.

 
ÁGORA
RESENHAS
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