Política editorial


A trama, Revista de Psicossomática Psicanalítica, publica sobre o pensamento e fazer clínico relativos ao psicossoma, nas suas expressões de sofrimento e de vida criativa. A revista não trabalha com vistas a ter vantagens financeiras, preservando seu interesse em divulgar conhecimentos científicos, pertinentes ao seu escopo editorial.

Todo recolhimento de dados e informações envolvendo diretamente sujeitos obedecem aos procedimentos éticos recomendados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, garantindo o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

A partir do segundo número, a publicação de um artigo em trama, Revista de Psicossomática Psicanalítica implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista. A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável.

Os textos, cujos autores ou primeiros autores sejam editores ou membros do Conselho Editorial ou científico desta revista, só podem ser publicados na quantidade máxima de dois por número da revista.

O processo de avaliação de artigo é realizado em sigilo, impedindo-se a apropriação ou divulgação, em qualquer esfera, das informações nele contidas. O consultor científico não realiza avaliação de artigos que não atendam aos princípios do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa -CONEP devendo informar prontamente aos editores da revista.

Os editores e secretária são os únicos a conhecerem a identidade dos autores e, portanto, a solicitar aos autores correções e modificações conforme os pareceres emitidos. As identidades de autores e consultores científicos se manterão sob sigilo durante o processo editorial e após sua finalização.

 

Procedimento de submissão e avaliação
Os artigos devem ser enviados para submissão online, pelo email da revista - tramapsicossomatica@gmail.com, e serão inicialmente apreciados pelos Editores. Se estiverem de acordo com as Normas para Publicação serão encaminhados para avaliação junto ao Conselho Editor e Conselho Cientifico. Em caso de recusa o(s) autore(s) serão avisados no prazo máximo de 30 dias.

No ato de submissão, não deverá constar no artigo a identidade do(s) autor(es) pois será enviado para apreciação cega por pares. As informações sobre os autores serão registradas e inseridas à parte em uma Folha de Rosto, que deverá ser anexada ao material no momento da submissão do artigo e que será acessada apenas pelos editores. A Declaração de Direito Autoral deverá ser firmada por todos os autores, conforme modelo, e anexada. Todos os co-autores serão registrados igualmente.

A seguir, em sua versão "anônima", o texto é enviado ao Conselho Editorial e dois de seus membros serão designados pela equipe como pareceristas interno. Se necessário, O Conselho designará ainda um parecerista externo dentre os membros do Conselho Científico, ou um parecerista ad-hoc dentre os pesquisadores nacionais e estrangeiros reconhecidos na área. Tanto os consultores internos, quanto os externos emitem um parecer indicando: aceito, aceito com modificações sugeridas (formais ou de base) ou rejeitado para publicação. Caso haja discordância entre os pareceres quanto à publicação, o trabalho será encaminhado a um terceiro consultor a ser designado pelo Conselho Editorial reunido. Os pareceres são enviados ao(s) autor(es) para que sejam realizadas as modificações no texto, devendo o(s) autor(es), neste caso, devolver o trabalho reformulado no prazo determinado. Cabe aos pareceristas se pronunciarem sobre as modificações e correções realizadas pelos autores conforme solicitado. Aos editores cabe, após análise dos pareceres emitidos, aceitar ou rejeitar o texto em definitivo.

O formato de Edição Temática Especial deve ser submetido aos editores da revista. Caso a proposição seja aceita pelos editores, os textos integrados, em princípio à Edição Temática Especial, deverão ser submetidos individualmente pelos seus autores com vistas a serem avaliados como qualquer outro texto. Ao final do processo os editores comunicarão o resultado da avaliação tanto ao(s) proponente(s) da Edição Temática Especial, quanto aos autores dos textos. Caberá aos editores tomar a decisão de aceitar ou recusar a publicação do conjunto temático aprovado ou solicitar ao(s) proponente(s) a reformulação da proposta inicial.




Copyright, 2019. trama, Revista de Psicossomática Psicanalítica