PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    20 Abril de 2012  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

NOTÍCIA SOBRE O DEBATE DO No. 46 DE PERCURSO


 ANNA MEHOUDAR [1] e
MARIA ELISA PESSOA LABAKI [2]

 

 

No dia 3 de dezembro de 2011 realizou-se no Instituto Sedes Sapientiae mais um debate de Percurso. Com frequência semestral, esta conversa teve como tema o no. 46 da revista, intitulado Clínica do Trauma, e contou com a presença de alguns autores: Eugênio Canesin Dal Molin, Vera Blondina Zimmermann, Vera Iaconelli, Adriana Campos de Cerqueira Leite, Camila Salles Gonçalves, Leda Maria Codeço Barone e outros. Além dos participantes habituais que compõem o Conselho Editorial de Textos, Resenhas, Debates e Entrevistas.

Naquele sábado, o ritmo do debate estava animado e sua atmosfera, amigável e cordial. Contando com aproximadamente 30 participantes, a dimensão da clínica brilhou como protagonista nas colocações, as quais se sucederam com liberdade e fluência. Relatos e depoimentos sobre experiências no consultório particular e nas instituições de saúde e do jurídico ilustraram a clínica do trauma. A feição melancólica da histeria, as determinações inconscientes do infanticídio, o trauma pelo desmentido na vivência da criança violentada sexualmente, as aberrações da perversão e o transbordamento pulsional em crianças hiperativas foram alguns assuntos levantados que evocaram nos participantes memórias sutis de algumas passagens delicadas, vividas na dimensão transferencial com seus pacientes. Para destacar uma delas, a questão - dramática, senão trágica - do infanticídio, desenvolvida em um dos artigos, ocupou lugar central na discussão e encaminhou suas reflexões em relação à necessidade, cada vez mais premente, de implementar parcerias e intercâmbios entre a Psicanálise e o Direito.

Mas, além da boa e dosada conversa sobre os temas em questão, foi, sobretudo, a apresentação do novo site da revista que agregou a este encontro um benvindo a mais. Dos bastidores, pudemos conhecer alguns detalhes do trabalho de execução para incluir uma parcela do conteúdo dos 46 números da revista no novo site. Ficamos sabendo que os primeiros números, de 1 a 32, serão escaneados para integrarem o acervo, que já pode ser consultado com bastante agilidade. Sempre alocado no portal da UOL, a Percurso oferece conteúdo à página do Departamento e leva o Departamento para seus internautas. A visualização do acervo de capas da revista, por exemplo, fez “pipocar” comentários entre os colegas que fazem a revista, muitos deles desde sua primeira edição, em 1988. Foi saboroso ouvir como se deu o contato de Percurso com alguns artistas, que doaram suas obras para a capa da revista; com alguns dos psicanalistas entrevistados, bem como conhecer algumas curiosidades sobre os números especiais e sobre aqueles já esgotados. Como o processo de escanear desmonta a publicação, o debate prestou-se também como tentativa para descobrir quem tivesse dois exemplares dos números 3, 17 e 34 - esgotados - para ceder.

A apresentação do novo site, que aproveitou os mecanismos de busca anteriormente elaborados, levou para os que lá estavam presentes a esperança de que este trabalho de renovação implique em um maior número de assinantes da revista. E o desejo de que Percurso continue como referência generosa para pesquisa de temas na área.

O debate em torno do número 47 já está marcado para o dia 2 de junho, às 9h45, na sala 6 do Sedes. Desde já, estão todos convidados à presença e participação.

 

________________________________

[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e representante da Comissão de Admissão no Conselho de Direção do Departamento.
[2] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro do Conselho Editorial da Revista Percurso.

 




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/