PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    23 Novembro de 2012  
 
 
SERVIÇOS

DOAÇÕES DE LIVROS À BIBLIOTECA MADRE CRISTINA EM OUTUBRO DE 2012


A biblioteca do Instituto Sedes Sapientiae passou a contar com o seguinte novo título, doado por seus autores para o acervo:

A realidade dos abrigos: descaso ou prioridade? Silvia Myriam Gomara Daffre (org.). São Paulo: Zagodoni editora, 2012

Resumo da obra:
São muitas as perguntas suscitadas sobre as instituições de acolhimento. O que é um abrigo? Quem vive lá? Como funciona um abrigo? Como se sustenta? Para onde irão seus moradores quando saírem? Quem são os responsáveis pelo abrigo? São questões que este livro tenta contemplar, apresentando um panorama a respeito das complexas e diferentes razões que levam bebês, crianças e mães adolescentes às instituições de acolhimento, compartilhando com o leitor histórias, reflexões e aprendizados de profissionais que trabalham e pesquisam em abrigos. Sobre a autora Fernanda Nogueira é psicóloga formada pela PUC-SP e cursa especialização em Psicanálise no Sedes Sapientiae. Co-fundadora e coordenadora do Palavra de Bebê – programa do Instituto Fazendo História dedicado à primeira infância em acolhimento institucional. Organizadora da publicação do livro Entre o singular e o coletivo: o acolhimento de bebês em abrigos.

Também se encontram à disposição os seguintes livros de Ana Lila Lejarraga, doados pela colega Lia Pitliuk:

Paixão e ternura: um estudo sobre a noção do amor na obra freudiana. Rio de Janeiro, Relume Dumará/FAPERJ, 2002.

Resumo da obra:
Neste livro, Ana Lila se debruça sobre as teorizações freudianas sobre o amor, retrabalhando-as no sentido da distinção, não realizada por Freud, entre amor, apaixonamento e sexualidade. No ideal do amor romântico, modelo hegemônico da experiência amorosa no século XIX, estes três elementos existiam fusionados e assim foram teorizados por Freud; na contemporaneidade, entretanto, a grande variedade de modalidades afetivas nos permite, e mesmo exige, retomá-los em suas diferenças, contribuindo assim para a afirmação e a positivação da pluralidade amorosa que marca nossa chegada ao século XXI.

O amor em Winnicott . Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

Resumo da obra:
Com o terreno preparado por sua pesquisa anterior, neste outro livro Ana Lila se dedica às noções winnicottianas sobre o amor. Segundo a autora, em Winnicott já não se trata, como em Freud, de encontrar um fundamento único para o amor; bem ao contrário, Ana Lila encontra, como resultado de sua pesquisa, que em Winnicott o amor - complexo e múltiplo - é uma ‘montagem’ composta por elementos entrelaçados: impulso sexual, intimidade, afeição e concernimento.

Sobre a autora:
Ana Lila Lejarraga é psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e professora associada do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Além destes dois livros citados, também publicou O trauma e seus destinos (Revinter, 1996).




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/