PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    23 Novembro de 2012  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

BOLETIM ONLINE ENTREVISTA A COMISSÃO DE ADMISSÃO
AO DEPARTAMENTO DE PSICANÁLISE


EQUIPE DO BOLETIM ONLINE


Três fatos recentes mobilizaram a equipe editorial do Boletim Online para uma entrevista com os integrantes da Comissão de Admissão ao Departamento de Psicanálise: a apresentação pública de 2 novos membros em 2012, Susana Diaz e Leilyane Masson – às quais mais uma vez damos as boas-vindas; o lançamento da 2a edição do Breviário, admissão ao Departamento de Psicanálise e a recente reunião, realizada em outubro, entre a Comissão, integrantes do Conselho de Direção e aspirantes a membro do Departamento.

Em 1o de novembro, Elaine Armênio e Sílvia Nogueira de Carvalho se encontraram com Anna Mehoudar, Cleide Monteiro, Daniela Danesi e Yone Rafaeli para a conversa que publicamos a seguir, complementada pela reportagem sobre a reunião com aspirantes a membro do Departamento, que a Comissão já havia gentilmente registrado.

Boletim Online: Gostaríamos de começar falando da reedição do Breviário: quais foram os principais aspectos do trabalho da Comissão e do processo de Admissão que mereceram, da parte de vocês, uma revisão?

Comissão de Admissão: Em sua primeira edição, o texto do Breviário, admissão ao Departamento de Psicanálise teve seu conteúdo aprovado em Assembleia. Desta forma, apenas atualizamos a composição das Comissões, e efetuamos pequenas mudanças, de esclarecimento ou de atualização de informação, por exemplo, sobre o site do Departamento.

A primeira impressão estava esgotada, e desta vez pudemos incluir o logo do Departamento. Ainda que o texto do documento esteja acessível no site, é preciso que o candidato possa receber formalmente o documento impresso.

Em relação a eventuais modificações no trabalho da Comissão ou no processo de Admissão, encaminhamos à Comissão de Regimento algumas questões, que mereceriam que nos debruçássemos melhor, porque não dizem respeito apenas à Comissão. Essas questões certamente serão objeto de discussão na Jornada prevista para 2013.

Boletim Online: Hoje em dia, a Admissão ao Departamento é exclusivamente almejada por ex-alunos do Curso de Psicanálise? Todos eles pleitearam anteriormente a condição transitória de aspirante a membro?

Comissão de Admissão: A maioria dos candidatos se tornou aspirante a membro, e portanto vem do Curso de Psicanálise. Mas há colegas que fizeram outros percursos formativos ligados ao Departamento. A Leilyane, por exemplo, é ex-aluna do GTEP.

Boletim Online: Há aspirantes a membro que deixam de solicitar sua admissão ao final do período em que têm direito a essa condição transitória? Como a Comissão procede nestes casos? Como avalia esse fato?

Comissão de Admissão: O assunto pertence à área de Relações Internas, à qual sugerimos o acompanhamento do grupo de aspirantes inserido nos grupos de trabalho do Departamento. É sem dúvida uma questão importante, a da passagem da transferência com um grupo de trabalho à transferência com o Departamento. E uma ilusão supor que atualmente as questões passem unicamente pela informação. Trata-se muito mais de se apropriar do desejo de pertencer a uma associação de analistas.

Boletim Online: Como se deu, ao longo do tempo, a procura de Admissão feita por colegas externos ao Departamento? Qual o perfil deles: ex-alunos não aspirantes, integrantes externos de nossos grupos de trabalho ou candidatos com formação realizada exclusivamente fora dos nossos cursos e grupos?

Comissão de Admissão: Precisaríamos realizar este levantamento de dados para falar com precisão. Mas a procura de candidatos com formação realizada exclusivamente fora de nossos cursos e grupos é rara.

Boletim Online: As publicações do Departamento – livros, revista Percurso, site, Guia do Departamento, Boletim Online – podem ter papel significativo na aproximação com o Departamento? Qual seria esse papel?

Comissão de Admissão: Há uma proposta de transmissão do que é uma associação de analistas. O Boletim Online pode se constituir num espaço de integrar informações sobre os grupos do Departamento. Mas, para isto, os grupos têm que poder pensar que eles são transmissores: para manter uma associação de analistas não basta que cada um se ocupe apenas de sua tarefa específica. Há uma responsabilidade política, de membros ativos, no olhar para o sujeito, contra a massificação do gozo.

Boletim Online: Notamos que houve uma grande participação do público presente na discussão das apresentações públicas deste ano. Na opinião de vocês, a qualidade da discussão pública vem ganhando com a experiência?

Comissão de Admissão: Trabalhamos bastante na construção do processo de apresentação. Estávamos todos muito afinados com o processo e foi um trabalho coletivo desde o início. O caso colabora, a composição do público colabora, mas talvez também tenha a ver com a afinação da Comissão. Com o respeito e com a delicadeza: com os candidatos, com os colegas, com a tarefa, com a Psicanálise.

O que sustenta o trabalho da Comissão é uma escuta analítica, e neste sentido se aproxima da seleção de alunos para o Curso de Psicanálise.

Pensamos que a Apresentação Pública deveria mobilizar mais o Departamento, pois é um importante momento de receptividade, hospitalidade e de endosso ao trabalho da Comissão. Um primeiro elo com os colegas, com os quais se associa: ninguém faz psicanálise sozinho.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/