PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    24 Abril 2013  
 
 
NOTÍCIAS DO SEDES

SEDES REALIZARÁ EM 16 DE ABRIL O EVENTO CONVERSAS PÚBLICAS PARA LANÇAMENTO DO PROJETO CLÍNICAS DO TESTEMUNHO


EQUIPE DO BOLETIM ONLINE


Conversas Públicas é o dispositivo criado pela rede de Clínicas do Testemunho para a confirmação da inscrição dos anistiados políticos interessados em serem atendidos neste programa de reparação. “Nelas serão apresentadas as propostas de atendimento e possibilidades de trabalho dos profissionais das equipes” (Clique aqui para conhecer o texto da Chamada Pública Clínicas do Testemunho, 20/03/2013).

Amplamente divulgada desde o início do mês pelo grupo organizador, a programação do evento no Sedes contará com a Abertura feita por Maria Cristina Ocariz e pela Irmã Pompéa Maria Bernasconi, seguida da exibição do curta metragem 15 Filhos (direção de Maria Oliveira e Marta Nehring, Brasil, 1996) [1] e do debate com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e com Ivan Seixas, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – Condepe.

Em datas próximas, ocorrerão também as Conversas Públicas das demais instituições atualmente participantes da rede: Projetos Terapêuticos de São Paulo – coordenação do colega Moisés Rodrigues da Silva Jr.; Projetos Terapêuticos do Rio de Janeiro – coordenação de Vera Vital Brasil; Associação Psicanalítica Sigmund Freud de Porto Alegre – coordenação de Barbara Conte [2] e Centro Estadual de Apoio às Vitimas de Violência de Pernambuco do Recife.

A equipe de terapeutas-pesquisadores do projeto do Sedes enviou o seguinte convite aos colegas:

No dia 16 de abril de 2013 acontecerá, em nosso Instituto, a Apresentação do Projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia do Ministério de Justiça.

Este evento faz parte de uma Semana de Conversas Públicas que foi chamada pela Comissão de Anistia para lançamento do projeto em quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife).

O evento é aberto, não precisa de inscrição prévia e é muito importante neste momento político do Brasil. É o início de um projeto reparador dirigido aos afetados pela violência da ditadura ("O dia que durou 21 anos"). É um projeto piloto que só prestará atendimento psicológico aos anistiados pela Lei nº 10.559/2002, mas tem o objetivo de se multiplicar oferecendo capacitação aos profissionais da Saúde Mental e da Justiça.

Contamos com vossa presença e pedimos colaboração na divulgação. Lembre-se que a sua participação será uma contribuição para a formulação de uma política pública de atenção aos afetados pela violência de Estado.

Encaminhamos em anexo dois documentos muito importantes: a) a Chamada Pública do Ministério; e b) a Apresentação da Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae, onde constam as bases políticas e psicológicas de nossa proposta e os nomes das pessoas que integram a equipe de trabalho.

Ficamos a disposição para qualquer esclarecimento e todas as conversas que desejarem.

Maria Cristina Ocariz (coordenadora)
Lia Lima Telles Rudge
Maria Carolina B.Gentile Sciulli
Maria Liliana Emparam Pereira
Nana Corrêa Navarro
Paula Salvia Trindade



APRESENTAÇÃO DA CLÍNICA DO TESTEMUNHO DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

Criada há mais de 10 anos, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça tem por objetivo promover a reparação de violações a direitos fundamentais praticadas entre 1946 e 1988, promovendo o reencontro do Brasil com seu passado. A Comissão de Anistia tem realizado várias ações, nos âmbitos coletivo e individual, entre elas: Projeto Marcas da Memória, Caravanas da Anistia, Audiências Públicas e Projeto Clínicas do Testemunho.

O Projeto Clínicas do Testemunho consiste na formação de núcleos de apoio e atenção psicológica aos afetados pela violência do Estado em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. O Instituto Sedes Sapientiae, fazendo jus à sua trajetória clínica e política, é uma das entidades que integram o Projeto Clínicas do Testemunho.

A Clínica do Testemunho Sedes Sapientiae - sob coordenação da professora, psicóloga e psicanalista, Maria Cristina Ocariz - é composta por uma equipe específica de profissionais capacitados para desenvolver o trabalho clínico e de pesquisa teórica relacionada a traumas de violência causados por Estados autoritários. Os atendimentos serão realizados na Clínica Psicológica do Instituto.

O processo de reparação individual da memória está ligado à possibilidade de elaboração das marcas traumáticas da violência de Estado vividas pelos sujeitos. A atenção psicológica é uma das formas possíveis de elaboração, reinscrição e coletivização da experiência traumática pessoal.

A Clínica do Sedes, nos seus 37 anos de existência, ocupa-se dos desdobramentos psíquicos e sociais das diversas formas de violência de Estado, inclusive das atuais. Os efeitos devastadores destes crimes incidem tanto no plano coletivo quanto no individual, com ressonâncias para as gerações seguintes. Ao invés de apagar vestígios, queremos recuperar memória; ao invés de esquecer a história, queremos recontá-la, abrindo novas possibilidades de simbolização. E, sobretudo, legar àqueles que nos sucedem o que lhes corresponde por herança simbólica.

A não elaboração coletiva das diversas formas de violência de Estado pode retornar encarnada nas novas gerações, travestida de delinquência e de outras formas de violência. Neste processo de Justiça de Transição em que vivemos, o Projeto Clínicas do Testemunho, além de ser mais um instrumento de garantia do direito à memória, à verdade e de reparação psicológica, também produzirá insumos para elaboração de políticas públicas e para a transformação das instituições em democráticas, para que o horror não se repita.

O trabalho da Clínica do Testemunho Sedes Sapientiae será desenvolvido em 3 eixos: 1) clínica: o atendimento psicológico se adequará às condições que melhor favoreçam a elaboração dessa trágica experiência: grupos de escuta e acolhimento, terapia individual, familiar ou grupal; 2) pesquisa: produção de conhecimento a partir do atendimento à população específica; 3) capacitação e formação de outros terapeutas e profissionais da área da justiça.

Equipe de terapeutas-pesquisadores:
Maria Cristina Ocariz (coordenadora)
Lia Lima Telles Rudge
Maria Carolina B.Gentile Sciulli
Maria Liliana Emparam Pereira
Nana Corrêa Navarro
Paula Salvia Trindade

Aos interessados:
As inscrições para as Clínicas do Testemunho tiveram início no dia 19 de março de 2013, através de edital publicado no Diário Oficial, e se estenderão até 30 de abril deste ano. Poderá se inscrever qualquer anistiado político pela Lei nº 10.559/2002, bem como seus familiares. Os interessados terão que enviar, por e-mail, uma ficha à Comissão de Anistia. Além disto, deverão participar de uma das Conversas Públicas realizadas pelas Clínicas do Testemunho.

Conversa Pública – 16/04/2013:
O evento Conversas Públicas organizado pela Clínica do Testemunho do Instituto Sapientiae acontecerá no dia 16/04/2013 às 19 h no auditório do Sedes. Tal evento contará com a participação de Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia) e de Ivan Seixas (ex-preso político, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana).

________________________________

[1] O filme-documentário consta no catálogo da UNICEF de Filmes sobre Direitos Humanos: A broadcaster's guide to children's rights e no Panorama do Vídeo Brasileiro 1995-2001, editado pelo Ministério da Cultura. Foi ainda referência para a produção dos seguintes trabalhos: Dor e desamparo – filhos e pais, 40 anos depois. Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes, 2008 - disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000200006e Direito à memória e à verdade - Histórias de meninas e meninos marcados pela ditadura. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2009 - disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_criancas_e_adolescentes/livro_criancas_e_adolescentes_sem_a_marca.pdf
[2] http://projetosig.blogspot.com.br/




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/