PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    34 Junho 2015  
 
 
MAL-ESTAR NA CIDADE

BRASIL ENTRE MUROS – MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E SINTOMA


EQUIPE EDITORIAL DO BOLETIM ONLINE


No filme O som ao redor, seguimos o cotidiano de um bairro de classe média do Recife. Os moradores e funcionários circulam e se esbarram, num dia que parece como outro qualquer. No entanto, em meio à banalidade cotidiana, a tensão se instala, como uma corda esticada, sem que nada esteja aparentemente acontecendo. O medo é quase palpável.

Este cenário cada vez mais frequente nos guetos ao revés representados pelos condomínios fechados e o mal-estar que ensejam são alvo do livro recém lançado de Christian Dunker, psicanalista e professor da USP. Dunker utiliza tanto a psicanálise quanto a filosofia e a antropologia para pensar esta questão e suas implicações subjetivas. Em torno desta publicação, no dia 29 de abril, no Sindicato dos Bancários, a editora Boitempo organizou uma mesa redonda, da qual participaram Vladimir Safatle, Paulo Arantes e Maria Rita Kehl, com mediação de Antonio Martins.

A crescente privatização de espaços públicos gera polarizações na convivência e formas de sofrimento que lhe são próprias. O pano de fundo para estes sistemas é o medo da presença de um elemento estranho e o isolamento resultante gera segregação e um desconforto cada vez maior. A indústria do medo e do desamparo se torna um instrumento de venda da segurança. Como observou Vladimir Safatle, este modo de morar leva a um novo modelo disciplinar e tem no síndico uma figura de autoridade. Maria Rita comentou o caráter mortífero da segregação destes espaços, pois impede a livre circulação de corpos, o contato entre anônimos, entre as diferenças. Paulo Arantes que, segundo Christian, foi quem sugeriu a escrita do livro a partir de um artigo para uma revista, elogiou o enorme esforço teórico feito pelo autor para entender o país, ao propor uma verdadeira psicopatologia do Brasil entre muros.

O leitor pode acessar a íntegra desta mesa redonda através do link https://www.youtube.com/watch?v=WkOpY4CiWY4

Ainda sobre este tema, também esclarecedora é a resposta de Christian Dunker a Rodrigo Constantino referente à fala do psicanalista no Café Filosófico da TV Cultura, cujo link segue abaixo:
http://blogdaboitempo.com.br/2015/05/25/a-palavra-perdida-contra-a-bala-perdida/




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/