PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    36 Novembro 2015  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

LANÇAMENTO DO LIVRO A SUBJETIVIDADE NOS GRUPOS E INSTITUIÇÕES


CRISTIANE CURI ABUD[1]



O livro A Subjetividade nos Grupos e Instituições: constituição, mediação e mudança, foi lançado no dia 23 de Outubro de 2015 pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, nascido da longa trajetória que este construiu no trabalho com grupos e instituições e de sua retomada através de dois eventos realizados em 2012 e de outro em 2013. O primeiro, o II Colóquio sobre Grupos: o Dispositivo Grupal na Clínica Psicanalítica Expandida, recebeu psicanalistas de diversas instituições públicas e privadas. O segundo, intitulado Encontro Psicanálise e Instituição, retomou a relação entre a psicanálise e as instituições. O terceiro foi realizado com o psicanalista Georges Gaillard, membro do Quarto Grupo Organização Psicanalítica de Língua Francesa e da Universidade Lumière Lyon 2 na França, no qual desenvolveu uma metapsicologia da primazia de Thanatos na clínica do trauma a fim de abordar suas implicações na clínica de grupos instituídos.

Os dois grupos realizadores dos eventos juntaram esforços e organizaram uma coletânea dos trabalhos apresentados pelos autores: Antonio Carlos Cintra Corrêa, Claudine Vacheret, Cleide Monteiro, Christiana Martins Ribeiro Cunha Freire, Cristiane Curi Abud, Eloisa Tavares de Lacerda, Fernando da Silveira, Georges Gaillard, Maria Laurinda R. Sousa, Mario Pablo Fuks, Mira Wajntal, Pablo Castanho, Paulo Jeronymo Pessoa de Carvalho, Rodrigo Blum, Vera Blondina Zimmermann, Vera Zaher, Vilma Florencio da Silva e Wilma Szarf Szwarc.

Antes do lançamento do livro organizamos uma mesa coordenada pelo articulador da Área de Publicações do Conselho de Direção, Sérgio Telles, na qual os colegas Eva Wongtschowski e Paulo Jeronymo Pessoa de Carvalho retomaram a pertinência da publicação deste tema no Departamento de Psicanálise. Ambos ressaltaram a importância de aprofundar e desenvolver a interlocução teórica e clínica sobre os dispositivos grupais enquanto prática psicanalítica extremamente frequente nas instituições, quer sejam instituições de ensino, hospitalares ou de Saúde Mental. Diante da constatação de que o método psicanalítico está sendo amplamente empregado nos atendimentos das mais diversas instituições de saúde, frequentemente através de dispositivos grupais, este livro busca nos instrumentalizar a respeito desta prática desafiante. Os colegas salientaram ainda a nossa tradição no trabalho com grupos e instituições, uma das marcas importantes do Departamento de Psicanálise. Seguiu-se então um coquetel e o lançamento do livro, num clima de festa e celebração do trabalho cumprido.

Nas palavras de Renata Udler Cromberg: “O leitor interessado na área de Saúde Mental encontrará neste livro um relato múltiplo e apaixonante de histórias subjetivas marcadas por intervenções psicanalíticas em diversas formas de dispositivos grupais em várias formas institucionais... Os psicanalistas, ao longo do tempo, transformaram a materialidade do divã em uma figura de metáfora - um divã com asas - a ser transposta a qualquer situação onde a associação livre e a atenção flutuante demandem novos dispositivos para se reinventarem para além da neurose: psicose, borderline, adolescentes difíceis, crianças autistas, explosivas, bebês, famílias, psicossomática, desafios pedagógicos e a própria neurose em tempos difíceis ou novos.”

Agradeço a todos pelo apoio dedicado a essa publicação e pela honra de organizar um trabalho tão importante para o Departamento.

 

______________________________
[1]Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/