PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    45 Abril 2018  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

EM NOVEMBRO DE 2017 ACONTECEU A ASSEMBLEIA GERAL DO DEPARTAMENTO


Nanci de Oliveira Lima [I]



A gestão 2017/2018 do Conselho de Direção (CD) vem trabalhando, como algumas das gestões anteriores, inspirada nas palavras Abertura e Diversidade.

Estes balizadores surgiram no final do primeiro semestre dessa gestão quando, buscando construir um eixo comum para nosso trabalho, nos reunimos, num sábado, com o propósito de definirmos princípios para este grupo que atualmente compõe o Conselho de Direção e percebemos que já vínhamos pensando nossas decisões permeados e norteados por estes significantes.

Nos dias atuais, com a urgência dos tempos, nem sempre somos bem sucedidos, mas este tem sido o esforço contínuo dessa gestão.

E foi dentro deste espírito que em 25 de novembro de 2017 realizou-se a Assembleia anual do Departamento na qual, com o intuito de ter mais espaço e abertura para as discussões coletivas, invertemos a ordem na qual habitualmente ela é organizada.

Na abertura Tera Leopoldi, emocionada, rememorou um trecho da história da fundação do Departamento prestando, com breves e lindas palavras, uma homenagem à colega Regina Schnaiderman, apresentando os articuladores do CD e passando a palavra à coordenadora da Assembleia.

Nesse momento, e também com emoção, Ana Sigal nos convidou a um instante de silêncio em memória da amiga e colega Eliane Berger.

Nanci de Oliveira Lima iniciou os trabalhos explicitando que na primeira parte da Assembleia seriam retomados e se necessário debatidos os itens que aguardavam votação para inclusão no regulamento interno do Departamento. Na segunda metade, cada um dos articuladores apresentaria os dados e realizações de sua área.

O primeiro tema trazido foi a Incubadora de ideias, sobre a qual foi proposto um parágrafo único, sendo regulamentada como um dispositivo ligado à área de Formação Contínua do Conselho de Direção, coordenada por seu articulador.

Flávio Ferraz fez um questionamento buscando compreender o porquê deste entrelaçamento entre o articulador e a coordenação, pensando que talvez pudesse ser uma carga a mais de trabalho para quem ocupa esta posição no Conselho de Direção.

Heidi Tabacof respondeu apontando que este entrelaçamento propiciaria uma rotatividade programada na coordenação da Incubadora, na medida em que a cada troca de articulador desta área no CD teríamos novo coordenador da Incubadora.

Cristina Herrera, articuladora da área de Formação Contínua, complementou a resposta frisando a importância de que o coordenador da Incubadora de Ideias compreenda profundamente a composição, objetivo e funcionamento dos grupos de trabalho existentes no Departamento e também como essa proposição visa uma política de manutenção viva do dispositivo. Flávio Ferraz sentiu-se devidamente esclarecido e de acordo, quando então votou-se e foi aprovado o texto.

O segundo item a ser votado foi a aprovação final do texto de regulamentação do GTEP, que já tinha sido apresentado em Assembleia no ano anterior, quando ficou pendente de aprovação por duas pequenas alterações em seu texto original.

Nanci leu a proposição já com as devidas alterações e o texto final, após uma breve discussão geral sobre os direitos dos alunos de todos os cursos oferecidos pelo Departamento (que ficou pautada para ser aprofundada num outro momento), foi votado e aprovado, regulamentando o GTEP como um grupo de trabalho articulado à área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas.

Passou-se então ao tema da relação da categoria Externos com o Departamento, sendo este um tema mais delicado e já debatido anteriormente algumas vezes, tendo inclusive como base um pré-projeto elaborado pelas colegas Ana Maria Leal, Célia Klouri, Daniela Danesi e Eva Wongtschowski na gestão 2013/2014, ocasião em que não foi votado por haver ainda pontos importantes a serem aprofundados e discutidos.

Na Jornada sobre Externos realizada em Outubro/2017 pudemos compartilhar, trabalhar e complementar, junto ao coletivo, uma proposta final a ser votada e, nesta Assembleia, após uma saudável discussão, com a inclusão de contribuições ao texto final sobre a participação dos Externos nos grupos do Departamento, este foi aprovado. Os articuladores das áreas se encarregaram de comunicar, aos grupos do Departamento, a vigência e os prazos de implantação.

Na segunda metade os articuladores apresentaram o trabalho realizado em suas áreas, e todos optaram por tentar serem sucintos devido ao avançado do tempo.

Elcio Gonçalves, articulador da área de Administração e Finanças, nos atualizou quanto aos números - desde o número de membros (208 membros e 77 aspirantes) até os financeiros -, apresentados num comparativo entre 2016/2017 através do qual demonstrou que o Departamento tem trabalhado no sentido de uma política de apoio à abertura e à diversidade com transparência, sustentada com economia e equilíbrio.

Em seguida Claudia Monti Schonberger apresentou a área de Clínica e suas Instituições, descrevendo o trabalho de articulação entre os cinco grupos que a compõem atualmente. Além disso, enfatizou o movimento de estreitamento da parceria Departamento - Clínica do Instituto, para a criação de novos grupos de trabalho e realização de eventos conjuntos.

Aline Camargo apresentou a área de Cursos ressaltando que a Comissão Mista segue trabalhando, agora composta por um representante de cada curso e do GTEP, e informou também que foi organizado um rodízio semestral entre os membros desta comissão para a participação nas reuniões do Conselho de Direção. Entre as atividades realizadas por esta comissão em 2017 está o apontamento da necessidade da atualização do Guia do Departamento e a construção de um maior intercâmbio entre os próprios cursos e o GTEP. Foi lembrado por Flávio Ferraz que uma decisão importante da área de Cursos, ocorrida neste ano, foi o Edital de convocação para seleção de um professor para o Curso de Psicanálise.

Christiana Freire apresentou a área de Eventos, destacando que as escolhas dos eventos realizados em sua gestão têm passado pelo crivo do cunho político-social associado às questões da Psicanálise, além de dialogarem com outras áreas do conhecimento tais como cinema, literatura e arte; em seguida, nos relembrou os eventos realizados:Psiquê: ópera e psicanálise em três atos;X Colóquio de Monografias do Curso de Psicanálise;A geração pós-Lacan e a Clínica do Negativo; O Racismo e o Negro no Brasil: questões para a psicanálise, com o lançamento do livro; e O Departamento vai ao Cinema: Era o Hotel Cambridge.

Cristina Herrera apresentou a área de Formação Contínua e suas atividades, entre elas a coordenação da Incubadora de ideias, em conjunto com Christiana Freire, Noemi Kon e Heidi Tabacof, destacando um projeto que vem ganhando corpo, referente às questões da subjetividade da população afro-descendente, que tenta pensar as incidências do traumático social em espaços de fala e escuta coletivos na contramão do desamparo discursivo e da recusa que persiste sobre este tema e esta realidade.

Marcia Bozon apresentou a área de Publicações e Comunicação, destacando dentre as atividades realizadas a aprovação e viabilização das vendas on-line da Revista Percurso e demais publicações do Departamento, por meio do site da Sociedade Civil Percurso, a partir de janeiro de 2018.

Roberta Kehdy apresentou a área de Relações Externas, iniciando pelo anúncio da associação do Departamento à FLAPPSIP (Federação Latino Americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise), aprovada na Assembleia do ano anterior e efetivada em maio de 2017. Roberta detalhou as atividades da área na articulação com a FLAPPSIP e contou sobre a permanência da comissão que auxilia os delegados eleitos nesta tarefa, além de destacar o intenso trabalho realizado por Ana Sigal no Movimento Articulação na luta contra a regulamentação das profissões ditas naturistas, dentre as quais a Psicanálise seria pretensamente incluída.

Nanci de Oliveira Lima apresentou a área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas, destacando entre suas atividades a articulação com o membro Paulo Jerônymo em sua proposta para um novo espaço de fomento à pesquisa no Departamento, que será apresentado posteriormente, após ser incubado por um tempo maior.

Ana Claudia Patitucci apresentou a Comissão de Admissão em sua composição atual, trazendo a proposta de digitalização dos materiais utilizados nos processos como uma das atividades realizadas em 2017; destacou que estão trabalhando com um número menor de participantes do que o esperado e o necessário devido à dificuldade para encontrar membros aptos e disponíveis. O coletivo ajudou a pensar sobre esta questão, buscando compreendê-la e propor caminhos possíveis para a participação de um número maior de membros na Comissão de Admissão. E assim a Assembleia foi encerrada.

Ficou com o Conselho de Direção - desde a Jornada sobre os Externos, aliás - a questão de que, da mesma forma que pretendemos trabalhar buscando abrir o Departamento para fora, temos também a tarefa de buscar realizar a abertura para dentro, na medida em que refletimos sobre caminhos mobilizadores do desejo para um maior engajamento dos membros em seus espaços e dispositivos existentes.

________________________________

[I] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, articuladora da Área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas na gestão 2017/2018. Com a colaboração do Conselho de Direção.





 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/