Equipe clínico-institucional

Objetivo

Eixo de atuação do Núcleo Acesso voltado à pesquisa e intervenção junto aos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes buscando a qualificação do atendimento prestado.

Aposta na possibilidade do serviço de acolhimento como um lugar de potência, o que demanda construir condições ambientais e relacionais específicas – segurança, estabilidade e confiança, características imprescindíveis para o crescimento das crianças e adolescentes.

Aposta também em processos de trabalho que favoreçam a constituição da equipe, por acreditar que a construção deste ambiente consiste em prática coletiva, não individual.

Embasada no referencial psicanalítico, a metodologia de trabalho pauta-se na escuta das situações vividas com os bebês, crianças e adolescentes do abrigo, bem como com as famílias e entre os diversos profissionais que trabalham na instituição. A partir daí, promovem-se a reflexão e a problematização das concepções e diretrizes que norteiam o trabalho do serviço de acolhimento, considerando a especificidade desse contexto desse e os marcos legais das políticas públicas.

Esta metodologia é o princípio norteador das modalidades de trabalho oferecidas:

Supervisões clínico-institucionais. Espaço de escuta e reflexão de situações vividas, onde os profissionais possam compartilhar as ansiedades, dificuldades e dúvidas comuns do dia a dia. A supervisão consiste, assim, em dispositivo de cuidado para os profissionais e para o próprio funcionamento da equipe.

Processos de Formação. Temas específicos, escolhidos de acordo com as demandas institucionais, levam à discussão e à reflexão de diretrizes e concepções teórico-metodológicos que norteiam o trabalho do serviço de acolhimento considerando o contexto e os marcos legais das políticas públicas.

Cursos de Extensão. Aborda aspectos da constituição psíquica e do desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente nesse contexto.

Coordenado por: Márcia Gimenes

Equipe:

  • Carolina Bertol
  • Cristina Almeida de Souza
  • Cristina Maria Banduk Seguim
  • Flávia Levisky
  • Mariana Beluzzi Ferreira
  • Sandra Ungaretti