EVENTOS

EVENTOTECA


Vídeos Eventos


Evento "DIA FLAPPSIP"
Apresentação FLAPPSIP Silvia Alonso [Secretária Científica Diretoria FLAPPSIP], Helena Albuquerque [Delegada FLAPPSIP] e Mara Selaibe [Representante junto à Revista Intercambio Psicoanalítico - FLAPPSIP] Evento com mesas dedicadas a expor e discutir os trabalhos apresentados pelo Departamento de Psicanálise em Santiago, Chile, em outubro de 2023 no XII CONGRESSO FLAPPSIP - PSICANÁLISE BORDAS E TRANSBORDAMENTOS - Transformações em tempos de desmesura
13-04-2024   AMPLIAR
Evento "DIA FLAPPSIP"
Abertura - Grupo de apoio FLAPPSIP - Danielle M. Breyton e Maria Beatriz Vannuchi Conferência - Renato Mezan: "A Psicanálise diante da violência: notas para um debate" Evento com mesas dedicadas a expor e discutir os trabalhos apresentados pelo Departamento de Psicanálise em Santiago, Chile, em outubro de 2023 no XII CONGRESSO FLAPPSIP - PSICANÁLISE BORDAS E TRANSBORDAMENTOS - Transformações em tempos de desmesura
12-04-2024   AMPLIAR
EVENTO online "DIÁLOGOS URGENTES PELA PAZ"
Outubro, o mês em que a humanidade perdeu sua alma. Pensando o Conflito no Oriente Médio numa perspectiva de reparação e conciliação.
25-11-2023   AMPLIAR
Evento "ENTRETANTOS CONVIDA 3 - DEMOCRATIZAR A PSICANÁLISE NO BRASIL"
Entretantos, intensificar o debate, ativar a imaginação política e sustentar a democratização da psicanálise. Inventar um futuro, fazer furo no futuro.
01-09-2023   AMPLIAR
Evento "FAMÍLIAS BRASILEIRAS SUBINDO A RAMPA - cada uma delas existe e é importante para nós"
Universalidade da família brasileira em questão: um debate interdisciplinar sobre violência, desigualdade e exclusão na interseccionalidade de raça, classe e gênero.
05-08-2023   AMPLIAR
Evento online “MESA FLAPPSIP: O ESTRANGEIRO E AS VÁRIAS FORMAS DE SEGREGAÇÃO”
A psicanálise se inaugura com a afirmação da estrangeiridade do inconsciente, esse estranho em nós, que faz com que não sejamos senhores em nossa própria casa. A forma como lidamos com esses “hóspedes estrangeiros” como os nomeia Freud, será determinante também na nossa relação com o outro e com a sociedade. Em tempos em que ressurgem discursos totalitários e racistas com força na cena social e política é preciso repensar o que, hoje, dá sustentação aos laços sociais e quais as estratégias a fomentar para ampliar a capacidade de convívio com as diferentes formas de estrangeiridade. Palestrantes: Dunia Samamé [CPPL Peru] Heidi Tabacof [Depto. de Psicanálise Sedes Brasil] Jorge Cantis [ASAPPIA Argentina] coordenação: Helena Albuquerque
17-06-2023   AMPLIAR
EVENTO "HOMENAGEM A MARIO PABLO FUKS (1940-2022)"
“não há luto estritamente privado, porque, embora qualquer trabalho de luto envolva a intimidade e a singularidade de cada sujeito, ele se dá sempre sobre uma inscrição coletiva, social, cultural ou religiosa. Para isso estão os rituais e os enunciados sobre a origem, sobre a morte ou sobre a relação entre as gerações, que servem de apoio para o trabalho de luto”.
14-04-2023   AMPLIAR
Evento "ENTRETANTOS CONVIDA 2 - DEMOCRATIZAR A PSICANÁLISE NO BRASIL
Entretantos, intensificar o debate, ativar a imaginação política e sustentar a democratização da psicanálise. Inventar um futuro, fazer furo no futuro.
31-03-2023   AMPLIAR
Evento "III ENCONTRO DAS RAIAS POÉTICAS"
O espaço é aberto à PALAVRA e ao DESDOBRAR de outras inquietudes e considerações.
11-11-2022   AMPLIAR
Evento "CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA E CLÍNICA CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS"
Comemoração dos 25 anos do Curso de Psicopatologia e Clínica Psicanalítica
05-11-2022   AMPLIAR
Evento "ENTRETANTOS, DEMOCRATIZAR A PSICANÁLISE NO BRASIL – PROPOSTAS PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS"
Evento de abertura de uma série proposta para 2023: Entretantos, intensificar o debate, ativar a imaginação política e sustentar a democratização da psicanálise. Inventar um futuro, fazer furo no futuro.
21-10-2022   AMPLIAR
"MUNDOS INDÍGENAS: O QUE VIVE EM NÓS?"
A seção Debate da Revista Percurso do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae – Gisela Haddad, Vera Zimmermann, Cristiane Curi Abud, Thiago Majolo, Camila Junqueira e Ivy Semiguem - convida a todos para o evento online e gratuito: “Mundos Indígenas: O que vive em nós?
25-06-2022   AMPLIAR
"CHRISTOPHER BOLLAS: POR UM PENSAMENTO CONTRACOLONIAL E DEMOCRÁTICO"
Enfrentamos uma crise civilizatória de grandes proporções: a própria sobrevivência da humanidade está em questão. No cerne dessa crise, identificamos nossa inaptidão para conviver com a diferença. Encontro e incompatibilidade, hospitalidade e dominação, democracia e fascismo: é na relação com o outro (dentro/fora/entre) que se joga o destino humano, individual e coletivo. Na psicanálise contemporânea, Bollas é um dos pensadores que se aventura na exploração dos impasses e das possibilidades na relação com a alteridade. Sua obra nos convida – ou mesmo, nos convoca – a pesquisar se temos chances, e em que medida, de poder incluir o diferente, o inquietante, o pensamento discordante... o outro.
24-06-2022   AMPLIAR
"POLÍTICA DE COTAS: UMA QUESTÃO URGENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO PSICANALÍTICA - 2ª etapa"
- 2º painel: As cores do inconsciente: o mal-estar e as artes - 3º painel: Medo branco: a branquitude sob tensão - Poema narrativo: "Cabeça de branco" Sobre a implantação da política de cotas definida pela Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae, leia o escrito da Comissão de Reparação e Ações Afirmativas e da Comissão Mista de Cursos do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, de fevereiro de 2022: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/index.php?apg=agenda&acao=vcal&idc=3487&cal_ano=&cal_mes=
19-03-2022   AMPLIAR
"POLÍTICA DE COTAS: UMA QUESTÃO URGENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO PSICANALÍTICA - 2ª etapa"
1º Painel: Da passagem da solidão do trauma ao reconhecimento do testemunho. Do individual a intervenção institucional no combate ao racismo. Sobre a implantação da política de cotas definida pela Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae, leia o escrito da Comissão de Reparação e Ações Afirmativas e da Comissão Mista de Cursos do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, de fevereiro de 2022: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/index.php?apg=agenda&acao=vcal&idc=3487&cal_ano=&cal_mes=
18-03-2022   AMPLIAR
"EXPERIÊNCIAS TRANSIDENTITÁRIAS – RESSONÂNCIAS NO CAMPO CLÍNICO-POLÍTICO, FAMILIAR E SOCIAL"
Bate papo com Eduardo Leal Cunha, Coraci Ruiz (diretora do documentário Limiar) e Luca Scarpelli. Mediação: Maya Foigel Organização: Grupo Generidades * FILME LIMIAR: - Para alugar e assistir em casa: https://www.nowonline.com.br/filme/limiar/1865343 https://www.vivoplay.com.br/details/movie/limiar-16078193 - Para organizar sessões coletivas gratuitamente: http://www.taturanamobi.com.br/film/limiar Redes sociais: www.instagram.com/limiarfilme/ Site: https://www.laboratoriocisco.org/limiar https://www.youtube.com/c/LimiarFilme/videos * LIVROS - O político e o íntimo: subjetivação e política, do impeachment à pandemia. Salvador: Devires, 2021 https://www.queerlivros.com.br/o-politico-e-o-intimo-subjetividade - O que aprender com as transidentidades: psicanálise, gênero e política. Porto Alegre: Criação Humana, 2021 https://criacaohumana.com.br/produto/o-que-aprender-com-as-transidentidades-eduardo-leal-cunha/ * CANAIS - Luca Scarpelli - Instaram: https://www.instagram.com/transdiario/?hl=pt-br - Youtube: https://www.youtube.com/c/TRANSDIÁRIO
23-10-2021   AMPLIAR
EVENTO ONLINE - Lançamento do livro "DEBATES CLÍNICOS - VOLUME 2"
Lançamento do livro "Debates clínicos – volume 2”, organizado por Sérgio Telles, Beatriz Teixeira Mendes Coroa e Paula Peron.
17-04-2021   AMPLIAR
EVENTO ONLINE "Em Tempos de Pandemia: INSISTIR, RESISTIR e EXISTIR"
Organizado pela Diretoria do Instituto Sedes e Departamentos: Arteterapia, Formação em Psicanálise, Formação em Psicopedagogia, Gestalt-Terapia, Psicanálise, Psicanálise com Crianças, Psicodrama e Psicossomática Psicanalítica.
26-09-2020   AMPLIAR
Evento online "Psicanálise e Cultura em tempos de Banalidades e Silenciamentos"
Estamos todos diante de um cenário de imenso silêncio, em meio a uma profusão de palavras: O que é silenciado? Qual o sentido dessa profusão? Há sentido? A psicanálise carrega em sua essência uma posição em defesa da vida; trabalha para que a possibilidade de vinculação criativa com o mundo prepondere em relação às forças que estão a favor do desligamento e nós, psicanalistas, temos em nossa ética o compromisso de fazer frente a lógicas totalitárias e coisificantes. É fazendo frente a este cenário que convidamos Julián Fuks e Sílvia Nogueira de Carvalho para debaterem conosco, no evento: Psicanálise e Cultura em Tempos de Banalidades e Silenciamentos, no qual teremos a oportunidade de contar com seus olhares sobre esta realidade, buscando não apenas compreendê-la, mas especialmente - como sustenta Julián - acrescentar o desejo à interpretação.
26-06-2020   AMPLIAR
Evento Online "Sustentar uma clínica psicanalítica online?"
Palestra com Lia Pitliuk e Marcelo S. Cruz. Passado o primeiro impacto da migração massiva e compulsória das análises para o universo dos telefones e da internet, acreditamos já ser possível e oportuno iniciarmos nosso trabalho elaborativo conjunto sobre essa modalidade clínica. O encontro “Sustentar uma clínica psicanalítica online?” via YouTube, promovido pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Vamos iniciar o debate na direção da construção coletiva de bases para uma clínica psicanalítica online, para além dos contextos emergenciais de pandemia e confinamento social.
23-06-2020   AMPLIAR
Evento "Generidades: Sexo, Gênero, Psicanálise"
O mundo atual impõe pensar o sujeito político, o direito ao reconhecimento, a construção de subjetividades, a desconstrução de identidades. Impõe uma desmontagem dos tipos de identidade de gênero que excluem as singularidades que não se encaixam no cenário binário. Impõe, portanto um respeito aos corpos e uma revisão nos discursos que os constituem: medico/jurídico/social e também psicanalítico. O evento do Grupo Generidades do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae que aconteceu no dia 9 de novembro de 2019 se propõe a pensar estas questões, contextualizando historicamente o campo discursivo da cultura, seus valores e ideais que definem as fronteiras do humano. Novas formas de ordenamento são sempre produzidas pela articulação entre as contingências das histórias individuais de vida e as ferramentas simbólicas da cultura a cada tempo da história. Estaríamos prontos a pensar os impasses em torno da diferença sexual como uma afirmação da condição de radical indeterminação no campo da sexualidade? Ou a reconhecer nossa resistência à indeterminação e à negatividade, marcas do encontro do sujeito consigo mesmo, mediado e confrontado com um corpo desejante do outro? A pensar a construção da alteridade atrelada à possibilidade da multiplicidade?
09-11-2019   AMPLIAR
Evento Lançamento do Livro "Ofício do Psicanalista II: Por que não regulamentar a Psicanálise"
Lançamento do Livro "Ofício do Psicanalista II: Por que não regulamentar a Psicanálise" Mesa com as autoras Ana Maria Sigal e Maria Helena Saleme
30-10-2019   AMPLIAR
Evento Raias do Pensamento II - Psicanálise, Arte e Literatura - 19 de outubro
"Forças afetivas que deslizam em composição-criação permanente. Em dobras. Desdobras. Em versos. Reversos. Em potência de vida. Em afirmação - contestação política. Haja Raias!!" Luis Serguilha e M. Laurinda R. Souza Em 2018 realizamos o I Encontro "Raias do Pensamento". Um encontro Brasil-Portugal, de psicanálise e literatura, com a presença de Luís Serguilha (poeta-português - experimentador da palavra nômade e libertadora). Este ano realizamos o segundo com mais tempo e intensidades.
19-10-2019   AMPLIAR
Evento Raias do Pensamento II - Psicanálise, Arte e Literatura - 18 de outubro
"Forças afetivas que deslizam em composição-criação permanente. Em dobras. Desdobras. Em versos. Reversos. Em potência de vida. Em afirmação - contestação política. Haja Raias!!" Luis Serguilha e M. Laurinda R. Souza Em 2018 realizamos o I Encontro "Raias do Pensamento". Um encontro Brasil-Portugal, de psicanálise e literatura, com a presença de Luís Serguilha (poeta-português - experimentador da palavra nômade e libertadora). Este ano realizamos o segundo com mais tempo e intensidades.
18-10-2019   AMPLIAR
Evento Outras Histórias da Psicanálise
As modalidades de recepção do pensamento freudiano no discurso da sociedade judia da Palestina Britânica — e, depois, de Israel — foram múltiplas, diversas… e inclusive inauditas. As da prática da psicanálise e da formação, também. Foram essencialmente as indagações surgidas nos campos da educação e do trabalho social com crianças e adolescentes marginais e imigrantes que guiaram os primeiros passos do movimento freudiano na Palestina Britânica, e nos primeiros anos decorridos após a fundação do Estado de Israel. Via Regia da psicanálise no país, foi efetivamente no campo da educação que um punhado de psicanalistas, que escaparam do terror nazista na Europa, soube colocar sua escuta — bem como sua ampla experiência pessoal — a serviço de milhares de crianças em apuros; dos seus pais; e, em particular, dos funcionários das instituições que as acolheram. Entre elas, comunidades agrícolas socialistas: os kibutzim. Apresentaremos brevemente as obras pioneiras e singulares das figuras cruciais para o desenvolvimento do freudismo na Palestina — e, depois, em Israel —, particularmente no campo da psicanálise com crianças, tais como Moshe Wulff, Max Eitingon, Josef Friedjung e Fanny Lowtzky. Comentaremos, ademais, a respeito das diferentes orientações que cada um desses distintos freudianos deu à formação de candidatos a psicanalista em Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, e à dos chamados “pedagogos-analistas”; e discutiremos também os graves conflitos que os dividiram, e que levaram a jovem Sociedade Psicanalítica de Israel a uma crise que só depois de muitos anos ela foi capaz de superar.
02-10-2019   AMPLIAR
Evento O trabalho da cultura contra o culto da Guerra - com Plínio Prado Jr.
O título da palestra refere-se à célebre afirmação de Freud, na conclusão de sua carta para Albert Einstein: “Tudo o que favorece a evolução da cultura trabalha (arbeitet) ao mesmo tempo contra a guerra.” (“Por que a guerra?”, set. 1932). Hoje, quase noventa anos depois, a questão é da mais intensa atualidade. O mundo dito civilizado, na ponta do desenvolvimento tecnocientífico, conhece, com efeito, neste início de século XXI uma virada regressiva, fascistizante, sem precedentes.
24-09-2019   AMPLIAR
Dia FLAPPSIP
16 mesas dedicadas a expor e discutir os trabalhos apresentados pelo Departamento de Psicanálise no X Congresso FLAPPSIP: Configurações atuais da violência. Desafios à psicanálise latino-americana, ocorrido nos dias 24,25 e 26 de maio último, em Montevidéu.
10-08-2019   AMPLIAR
Renda, Trabalho, Saúde
Neste momento político de luta pela preservação de Direitos Fundamentais, é urgente refletir sobre os sofrimentos determinados pelo trabalho e pelo desemprego sobre as alternativas de dignidade econômica sustentadas pelos movimentos da Renda Básica, da Economia Solidária e dos Direitos Humanos. Este evento nasceu do desejo de que ações setoriais e conjuntas envolvendo renda básica, bancos comunitários, moedas sociais, cooperativismo social, direito universal à saúde física e mental e outras ações afirmativas de direitos humanos permitam conjugar esforços para retomar construções do bem comum.
02-08-2019   AMPLIAR
Testemunho e Experiência Traumática
Trauma, do ponto de vista da Psicanálise, remete a excesso, interrupção, dificuldade de simbolização, isolamento. Isso exige do psiquismo, trabalho. Na tentativa de pensar o impensável, o grupo Faces do Traumático busca interlocuções. Este evento surge do resultado direto de tais trocas. O livro de Mariana Wikinski, traduzido agora para o Português, O trabalho da testemunha: testemunho e experiência traumática, foi o mote para convidar a todos a refletir e discutir temas caros a nossa sociedade. Situado na intersecção do campo sociopolítico, literário, jurídico e clínico, o livro tem como eixo questões relativas à narração do traumático, à vergonha, à ética frente ao sofrimento, aos depoimentos à justiça e à possibilidade de dar testemunho pelo outro. Todos temas relevantes para quem trabalha, estuda ou se interessa pelo campo do traumático.
12-04-2019   AMPLIAR
A Cor do Mal Estar: Psicanálise e Racismo - da Invisibilidade do Trauma ao Letramento
O novo grupo A Cor do Mal-Estar: Psicanálise e Racismo – Da Invisibilidade do Trauma ao Letramento tem como objetivo estudar e pesquisar os efeitos do trauma gerado tanto pela escravização como pela perpetuação do racismo e da discriminação, no desenvolvimento psíquico de todos nós brasileiros. Integra-se a este projeto uma proposta de criação de um programa de formação continuada, que pretende construir dispositivos de intervenção psicanalítica, buscando uma maior elaboração das decorrências traumáticas do racismo.
10-11-2018   AMPLIAR
Histórias e Desafios da Clínica Psicanalítica em Instituições Socioassistenciais
Histórias e Desafios da Clínica Psicanalítica em Instituições Socioassistenciais: das grandes guerras Às mutações socioculturais da Hipermodernidade
29-10-2018   AMPLIAR
Clínicas Republicanas e Democráticas, Clínicas Públicas e Abertas
É a terceira etapa do evento Questões Sociais e Políticas na História da Psicanálise: Ontem e Hoje que vem sendo promovido pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, no ano de 2018.
26-10-2018   AMPLIAR
Autoritarismo no Século XXI
Roda de Conversa com Pedro Serrano
23-10-2018   AMPLIAR
Evento Homenagem a Regina Schnaiderman e Lançamento da Revista "ENSEJO"
Para comemorar o lançamento da Revista Ensejo, editada pela Clínica Dimensão de Goiânia, em homenagem a Regina Schnaiderman, o Departamento de Psicanálise realiza uma alegre festa para brindar a vida e o legado de criação que Regina nos deixou e que em nós reverbera.
05-10-2018   AMPLIAR
Evento Raias do Pensamento: Pulsões, Psicanálise e Literatura
O Encontro focou as dobras afetivas das linguagens e os processos intensivos das transfronteiras artísticas, culturais e clínicas: novos pontos de vista.
13-09-2018   AMPLIAR
Relações e Objeto na Psicanálise - Fundamentos e Clínica - 04 de agosto
O tema das “relações de objeto” – seja em termos teóricos, seja em termos clínicos – corresponde, na história da psicanálise, a um modo de compreensão das experiências psíquicas e afetivas dos sujeitos sempre em um campo intersubjetivo, incluindo aqui a relação transferencial. Ora, as diversas formas como tais “relações” têm sido compreendidas correspondem a modos diversos de conceber o processo analítico. Pretendemos, neste simpósio, reunir psicanalistas com a finalidade de promover um debate histórico-crítico sobre o tema, buscando sempre abordá-lo sob óticas conceituais diversificadas. Inspirados em um princípio propriamente analítico, propomos, ainda, tratar os dois termos em questão – “relações” e “objeto” – separadamente, a fim de abrir o debate e colocar as questões em uma perspectiva crítica e renovada.
04-08-2018   AMPLIAR
Relações e Objeto na Psicanálise - Fundamentos e Clínica - 03 de agosto
O tema das “relações de objeto” – seja em termos teóricos, seja em termos clínicos – corresponde, na história da psicanálise, a um modo de compreensão das experiências psíquicas e afetivas dos sujeitos sempre em um campo intersubjetivo, incluindo aqui a relação transferencial. Ora, as diversas formas como tais “relações” têm sido compreendidas correspondem a modos diversos de conceber o processo analítico. Pretendemos, neste simpósio, reunir psicanalistas com a finalidade de promover um debate histórico-crítico sobre o tema, buscando sempre abordá-lo sob óticas conceituais diversificadas. Inspirados em um princípio propriamente analítico, propomos, ainda, tratar os dois termos em questão – “relações” e “objeto” – separadamente, a fim de abrir o debate e colocar as questões em uma perspectiva crítica e renovada.
03-08-2018   AMPLIAR
Questões Sociais e Políticas na História da Psicanálise: ontem e hoje
Estudos recentes sobre a psicanálise em seus primeiros tempos podem nos ajudar a elaborar as importantes questões que temos enfrentado nos dias de hoje.
09-06-2018   AMPLIAR
DESLOCAMENTOS - Apresentação Músicos
Convidados Yousef Saif (Músico multi-instrumentista palestino) Yannick Delass (Compositor, cantor e guitarrista congolês com cidadania são-tomense) Ermi Panzo (Poeta angolano)
18-05-2018   AMPLIAR
DESLOCAMENTOS - 05 de maio de 2018 - tarde
O conceito de deslocamento em Freud está ligado ao processo primário e tem a ver com a plasticidade pulsional, com a possibilidade de criação. Mas, a falta de ancoragem pode ter efeitos que oscilam entre o pântano e a vida, em possibilidades nas quais os limites ficam escancarados.
18-05-2018   AMPLIAR
DESLOCAMENTOS - 05 de maio de 2018 - manhã
O conceito de deslocamento em Freud está ligado ao processo primário e tem a ver com a plasticidade pulsional, com a possibilidade de criação. Mas, a falta de ancoragem pode ter efeitos que oscilam entre o pântano e a vida, em possibilidades nas quais os limites ficam escancarados.
05-05-2018   AMPLIAR
DESLOCAMENTOS - 04 de maio de 2018
O conceito de deslocamento em Freud está ligado ao processo primário e tem a ver com a plasticidade pulsional, com a possibilidade de criação. Mas, a falta de ancoragem pode ter efeitos que oscilam entre o pântano e a vida, em possibilidades nas quais os limites ficam escancarados.
04-05-2018   AMPLIAR
ANNE BRUN - Mediação e Composição Grupal
Anne Brun tem sido uma das mais importantes pesquisadoras do uso de objetos mediadores em psicoterapias psicanalíticas de grupos no cenário mundial. É diretora do Centre de Recherches em Psychopathologie et Psychologie Clinique da Universidade de Lyon 2. Neste evento, Anne Brun compartilhou suas pesquisas sobre o tema.
16-04-2018   AMPLIAR
Questões Sociais e Políticas na História da Psicanálise: ontem e hoje
Estudos recentes sobre a psicanálise em seus primeiros tempos podem nos ajudar a elaborar as importantes questões que temos enfrentado nos dias de hoje.
03-03-2018   AMPLIAR
O Departamento vai ao Cinema: Era o Hotel Cambridge
Debate com: Eliane Caffé (diretora do longa-metragem); Carla Caffé (diretora de arte) ; Carmem Silva (coordenadora do MSTC e líder da ocupação Cambridge); Julian Fuks (escritor e residente artístico da Ocupação Cambridge); Coletivo Escutando a Cidade* - Alessandra Sapoznik, Luiza Sigulem, Miriam Chnaiderman, Paula Janovitch, Pedro Robles e Soraia Bento. Mediação será feita por Heidi Tabacoff e Pedro Mascarenhas
21-10-2017   AMPLIAR
O Racismo e o Negro no Brasil: questões para a Psicanálise
Evento e Lançamento do Livro Comissão Organizadora: Cristiane Curi Abud, Maria Lucia da Silva e Noemi Moritz Kon
21-09-2017   AMPLIAR
A Geração Pós Lacan e a Clínica do Negativo
Com Fernando Urribarri, Decio Gurfinkel e Renato Mezan
19-08-2017   AMPLIAR
PSIQUÊ: Ópera e Psicanálise em Três Atos
Exibição do Filme Psiquê + Debate com Decio Gurfinkel, Massimo Canevacci e Miriam Chnaiderman
18-03-2017   AMPLIAR
"FREUD-EINSTEIN - MAIO DE 1933 DE ALAIN DIDIER-WEILL" - Leitura dramática
Leitura Dramática Diretora: Carla Candiotto Atores: Bel Kovarick - Joca Andreazza - Rodrigo Matheus Músico: Leonardo Padovani Comentadores: Miriam Chnaidermann Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, documentarista , ensaísta, autora de livros e artigos em psicanálise. Mauro Mendes Dias Psicanalista, diretor do Instituto Vox de pesquisa em psicanálise, autor de artigos e livros em psicanálise. Mediadora: Celia Klouri Psicanalista, membro do Departamento Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
06-08-2016   AMPLIAR
Homenagem a Maria Angela
Comissão Organizadora: Diretoria, Clínica Psicológica, Departamento de Psicanálise, Cursos e Projetos que atendem na Clínica.
11-04-2016   AMPLIAR
Psicanálise, Língua, Cultura e Gênero: Hibridações
Palestrante * Curso Thamy Ayouch - Hibridez e Hibridação na Psicanálise - Universalismo, gênero e cultura * Mesa-Redonda Thamy Ayouch - Clínica Psicanalítica da língua - o outro, o estrangeiro e o "universal" Nelson da Silva Junior - Gênero e língua materna
24-11-2015   AMPLIAR
23-10-2015   AMPLIAR
III Jornada Temática
Corpos, sexualidade, diversidade
11-04-2015   AMPLIAR
A Clínica Atual dos Transtornos Alimentares
Palestra e lançamento do livro "Atendimento Psicanalítico da Anorexia e Bulimia"
11-04-2015   AMPLIAR
Ditadura Civil Militar no Brasil: O que a Psicanálise tem a dizer - Etapa I
Primeiro de Abril - Lembrar e não repetir 30 de agosto de 2014
30-08-2014   AMPLIAR
28-03-2014   AMPLIAR
24-08-2013   AMPLIAR
CHRISTOPHE DEJOURS - A sedução e seus avatares: Conferência e Apresentação Clínica
CHRISTOPHE DEJOURS - A sedução e seus avatares: Conferência e Apresentação Clínica Conferencistas: Christophe Dejours, Ana Maria Sigal, Claudia Berliner, Flávio Carvalho Ferraz, Heidi Tabacof e Noemi Moritz Kon 09 e 10 de novembro de 2012
10-11-2012   AMPLIAR
CHRISTOPHE DEJOURS - A sedução e seus avatares: Conferência e Apresentação Clínica
CHRISTOPHE DEJOURS - A sedução e seus avatares: Conferência e Apresentação Clínica Conferencistas: Christophe Dejours, Ana Maria Sigal, Claudia Berliner, Flávio Carvalho Ferraz, Heidi Tabacof e Noemi Moritz Kon 09 e 10 de novembro de 2012
09-11-2012   AMPLIAR
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 01
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 01
25-08-2012   AMPLIAR
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 02
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 02
25-08-2012   AMPLIAR
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 03
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 03
25-08-2012   AMPLIAR
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 04
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA 04
25-08-2012   AMPLIAR
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA Principal
Encontro de Psicanálise e Instituição - MESA Principal
23-08-2012   AMPLIAR
Um passo a ir
Curta-Metragem exibido na Etapa II do evento - O Racismo e o Negro no Brasil: questões para a Psicanálise -
19-05-2012   AMPLIAR
Clínica do Trauma
Conferencista: Heitor O'Dwyer de Macedo
12-04-2012   AMPLIAR
Ciclo de Debates - Psicanálise, Cultura e imaginários
Ciclo de Debates - Psicanálise, Cultura e imaginários
13-10-2011   AMPLIAR
Ciclo de Debates - Versões do sintoma na neurose, na depressão e na sua instituição
Ciclo de Debates - Versões do sintoma na neurose, na depressão e na sua instituição
15-09-2011   AMPLIAR
Ciclo de Debates - Destinos da sexualidade infantil
Ciclo de Debates - Destinos da sexualidade infantil
09-06-2011   AMPLIAR
Ciclo de Debates - A incidência da teoria das pulsões na clínica psicanalítica
Ciclo de Debates - A incidência da teoria das pulsões na clínica psicanalítica
12-05-2011   AMPLIAR
Ciclo de Debates - Para além da interpretação dos sonhos - Parte 2
Ciclo de Debates - Para além da interpretação dos sonhos - Parte 2
14-04-2011   AMPLIAR
Ciclo de Debates - Para além da interpretação dos sonhos - Parte 1
Ciclo de Debates - Para além da interpretação dos sonhos - Parte 1
14-04-2011   AMPLIAR
Traduzir Freud
Por Paulo César de Souza
31-03-2010   AMPLIAR
Conferência do filósofo Laurent Bove
Sobre o princípio do conhecimento dos afetos em Espinosa. Casualidade e esforço sem objeto na Ética III
01-08-2008   AMPLIAR
Tramas e Dramas - Construindo a complexidade
Conferência - Mario Fuks, psicanalista
14-09-2007   AMPLIAR
11-04-2006   AMPLIAR
Conferência Renata Udler Cromberg - O pioneirismo de Sabina Spielrein e o recalque de sua obra
Conferência Renata Udler Cromberg - O pioneirismo de Sabina Spielrein e o recalque de sua obra
20-02-2006   AMPLIAR
FREUD - PENSADOR DA CULTURA - 20 anos depois - Parte 01
Debatedores: Marilena Chauí, Silvia Leonor Alonso, Luís Claudia Figueiredo e Renato Mezan
13-08-2005   AMPLIAR
FREUD - PENSADOR DA CULTURA - 20 anos depois - Parte 02
Debatedores: Marilena Chauí, Silvia Leonor Alonso, Luís Claudia Figueiredo e Renato Mezan
13-08-2005   AMPLIAR
18-06-2005   AMPLIAR
01-09-2001   AMPLIAR
 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04272024201013022251226018