CURSOS

PSICANÁLISE


O Curso de Psicanálise foi criado em 1976, com o nome de Curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, num momento concomitante ao da estruturação do Instituto Sedes Sapientiae como espaço de formação nas áreas da Psicologia, da Educação e da Filosofia e lugar de resistência à ditadura civil-militar então vigente. Madre Cristina Sodré Dória ocupava a direção do Instituto. Em 1980, passou a se chamar Curso de Psicanálise, mudança realizada para democratizar a transmissão e afirmar a ideia de que era possível formar psicanalistas fora da instituição oficial que respondia à Internacional de Psicanálise.
 

Estavam à frente desta iniciativa Regina Schnaiderman, alguns psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e um grupo de analistas argentinos, cuja formação e ideias vieram ao encontro das mudanças que se gestavam na época. Era o momento de abertura de uma clínica psicanalítica que abrangesse a saúde pública, contemplando as questões sociais e políticas. O curso se instituiu como um lugar de discussão democrática e uma referência de vanguarda, propondo uma formação em que a psicanálise estivesse inserida e comprometida com seu contexto histórico.

 

Tais marcas iniciais seguem como referência primordial. Repensamos as questões teórico-clínicas à luz do momento histórico, longe dos conceitos dogmáticos ou cristalizados no tempo. A cultura, a política e a história são fundamentais para pensar os avanços da psicanálise.

 

Outra marca fundamental é a liberdade na escolha da análise do analista, transmitindo a ideia de que a análise pode ter efeitos didáticos, mas que toda análise é sempre e antes de mais nada terapêutica. Não há hierarquias internas para conduzir a análise do analista; os elementos externos, relativos ao enquadre, não definem o processo psicanalítico que estaria fundamentalmente apoiado no trabalho com o inconsciente, abordado pelo método psicanalítico e posto em ato pela transferência. A psicanálise se situa no campo da ética e não da técnica.

 

Com duração de 4 anos, o curso oferece um espaço de transmissão da psicanálise onde o eixo teórico que orienta a formação se baseia no estudo cuidadoso da obra de Freud e dos pós-freudianos, criando um pensamento clínico e teórico que recupera a potência e manifesta a vigência da psicanálise como modo de abordar o sofrimento humano.

 

A proposta é propiciar um espaço questionador em que cada um encontre seu estilo de trabalho, sendo a prática clínica eixo fundamental na formação do analista.

 

Para isto, desenvolve atividades contínuas como: seminários teórico-clínicos, supervisão clínica grupal e supervisão individual. Há também atividades pontuais, como encontros coletivos anuais para discussão de temas relativos à formação, colóquios internos, além de jornadas e ciclos de debates abertos ao público. Além disso, há uma atividade específica de aprimoramento clínico-institucional (optativa), para aqueles que quiserem participar da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. A inserção no Curso de Psicanálise possibilita ainda que alunos a partir do segundo ano do curso, e ex-alunos, até 2 anos depois de completá-lo, conheçam o funcionamento interno do Departamento de Psicanálise na condição transitória de aspirante a membro.

 

Considerado pelo Instituto como curso de especialização, com 760 horas/ano, o Curso de Psicanálise destina as 36 vagas oferecidas a profissionais universitários que já tenham um percurso em sua análise pessoal, estudo teórico psicanalítico e prática clínica.

 

Para a seleção, o candidato participará de duas entrevistas individuais; em cada entrevista apresentará uma cópia do curriculum vitae, assim como um texto curto no qual explicite o que o leva a formular sua demanda de formação neste momento e nesta instituição. O acompanhamento do percurso formativo do aluno inclui uma entrevista realizada no decorrer do 2º ano, com um dos professores do curso.

 

Atividades gerais

Seminários teóricos

1º ano - O inconsciente freudiano, paradigma do sonho;
Da terapia catártica ao tratamento psicanalítico.

 

2º ano - Teoria das pulsões;
A sexualidade infantil e o complexo de Édipo.

 

3º ano - Clínica das neuroses: Histeria e neurose obsessiva;
Narcisismo e constituição do Eu.

 

4º ano - Seminários sobre diversos temas de clínica psicanalítica:
O laço social contemporâneo -destinos pulsionais, sintomas sociais e situações-limite;
Psicoses;
Escuta psicanalítica: tempo, história e memória;
Finais de análise;
Políticas da psicanálise: epistemologia, clínica e cultura;
Frantz Fanon e a psicanálise.

 

Supervisões

Grupal: no 1º, 2º e 4º anos
Individual: no 3º ano

 

Aprimoramento Clínico (optativo)

Visa a ampliação da clínica do analista em formação ou a oportunidade de conferir-lhe prática institucional, e se desenvolve através de atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes. A opção é feita pelo aluno a partir de seu próprio pedido ou da sugestão de seus professores supervisores. A atividade conta com uma supervisão específica, que ocorre semanalmente em grupo de, no máximo, 5 participantes.

 

Atividades pontuais

Colóquios de monografias

Atividade interna ao Curso de Psicanálise que se realiza a cada 2 anos e se constituiu, desde 1998, num espaço diferenciado de discussão das monografias dos analistas em formação no curso. Em tais colóquios, os participantes encontram uma possibilidade de circulação e reconhecimento de sua produção teórica e de sua prática clínica, de fortalecimento dos laços efetivos de pertinência à instituição e de criação de uma produção coletiva que se transforma em referência para a própria formação. A organização destes colóquios é da responsabilidade de uma comissão composta por professores e alunos do curso, escolhidos a cada evento.

Os trabalhos apresentados no 2º colóquio estão publicados no livro Colóquio freudiano: teoria e prática da psicanálise freudiana (Via Lettera, 2001). Em 2023 realizou-se o 12º colóquio.

 

Ciclos de debates

Cada ciclo consistiu em mesas-redondas coordenadas, que se desenvolveram em torno de um tema exposto por professores do curso, seguido de debate aberto ao público. Até o momento, o curso realizou 5 ciclos de debates:

 

- "Leituras de Freud" (1995), em que os conferencistas comentavam textos freudianos -publicado em 1997, sob o título Freud, um ciclo de leituras (Escuta-FAPESP).

- A clínica conta histórias (1999) que teve como eixo condutor a reflexão sobre a clínica psicanalítica no mundo contemporâneo -publicado em 2000, com o mesmo título do ciclo (Editora Escuta).

- Desafios para a psicanálise contemporânea (2002) que discutiu como a psicanálise se vê confrontada por "novas formas do viver" e as respostas teóricas e clínicas que pode dar a elas -publicado em 2003, com o mesmo título do ciclo (Editora Escuta).

- O sintoma e suas faces (2005), realizado sob o formato de uma jornada conjunta com os cursos Clínica psicanalítica: conflito e sintoma e Psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea -publicado em 2006 com o mesmo título da jornada (Escuta-FAPESP).

- Psicanálise em trabalho (2011) que recolocou em trabalho temas fundamentais de Freud e de autores pós-freudianos, a partir das interrogações e dos impasses da clínica cotidiana de nosso tempo -publicado em 2012, com o mesmo título do ciclo (Editora Escuta).

 

Jornadas

O curso associou-se ao Grupo de transmissão e estudos de psicanálise -GTEP- , da área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas, na realização da jornada "Psicanálise hoje: caminhos da formação e transmissão", em abril de 2008.

 

Entretantos

O curso apresentou o trabalho "Transmissão da psicanálise e formação psicanalítica: apontamentos a partir da experiência do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae" no evento Entretantos realizado em 2014.

 

Processo formativo

Com o o objetivo de apresentar subsídios teóricos para uma reflexão sobre os efeitos subjetivos do racismo, o racismo institucional e, sobretudo, sobre as possibilidades e (co)responsabilidades para uma formação antirracista em psicanálise, o Curso de Psicanálise propôs, ao longo de 2023, uma série de 8 encontros formativos entre os professores dos cursos de Psicanálise, Clínica psicanalítica: conflito e sintoma, Psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea e do GTEP -Grupo de transmissão e estudos de psicanálise-, coordenada pelos colegas Deivison Mendes Faustino e Isildinha Baptista Nogueira.

 

Composição do corpo docente

Há duas formas de inserção de professor/a na equipe docente do curso: a partir de convite lançado a psicanalistas externos ao Departamento que respondam aos princípios que norteiam a formação sustentada pelo grupo; a partir de edital interno dirigido aos membros do Departamento de Psicanálise.

 

Grupo de professores

Alcimar Alves de Souza Lima, Ana Maria Sigal, Cleide Monteiro, Flávio Carvalho Ferraz, Isildinha Baptista Nogueira, José Atilio Bombana, Lucía Barbero Fuks, Mara Caffé, Maria Aparecida Kfouri Aidar, Maria Cristina Ocariz, Maria Elisa Pessoa Labaki, Maria de Fátima Vicente, Maria Helena Fernandes, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Maria Silvia Borghese, Miriam Chnaiderman, Moisés Rodrigues da Silva Jr., Nayra Cesaro Penha Ganhito, Noemi Moritz Kon, Paula Patrícia S. N. Francisquetti, Paulo Jeronymo Pessoa de Carvalho, Silvia Leonor Alonso e Soraia Bento.

 

Modo de gestão

O grupo de professores escolhe a modalidade de gestão. Atualmente a coordenação do curso é coletiva. Anualmente um professor assume a coordenação de cada ano, tendo a função de convocar reuniões com professores e alunos, acompanhar o desenvolvimento de atividades específicas e colaborar com a organização das atividades coletivas. A cada dois anos um professor assume a representação do grupo nas relações com a Diretoria e com a Administração do Instituto Sedes Sapientiae e um outro representa o Curso junto à Clínica Psicológica, assumindo a coordenação do Aprimoramento. As políticas gerais do Curso e as questões administrativas são debatidas a partir de pauta prévia em reuniões mensais do corpo docente, que se realizam aos quartos sábados de cada mês, às 9h00, no Sedes.

 

Coordenadores de ano (2023)
1o ano: Soraia Bento (soraiabento@icloud.com)
2o ano: Maria Cristina Ocariz (cristinaocariz@uol.com.br)
3o ano: Maria Helena Fernandes (fernandes.mh@terra.com.br)
4o ano: Moisés Rodrigues da Silva Jr. (moisesrs@uol.com.br)

 

Contato com a Secretaria de Cursos
Cleide Monteiro (cleidemon@hotmail.com)

 

Representante no Núcleo de Cursos do Instituto Sedes
Em definição

 

Representante de Aprimoramento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes
Cleide Monteiro (cleidemon@hotmail.com)

 

Representante na Comissão Mista de Cursos
Paula Francisquetti (paulapsnf@gmail.com)



 


 

   
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