CURSOS

CLÍNICA PSICANALÍTICA: CONFLITO E SINTOMA


O curso Clínica psicanalítica: conflito e sintoma (aperfeiçoamento: 136 horas/ano) foi fundado em 1997 e tem a duração de um ano, com um segundo ano opcional para os alunos que desejam se aprofundar no estudo dos conceitos essenciais ao pensamento psicanalítico.
 

De interesse para

a) Profissionais que se proponham a abordar em profundidade os fundamentos da teoria freudiana com o intuito de, no futuro e através da continuidade de experiências formativas, serem psicanalistas;

b) Profissionais de outras áreas que, no seu cotidiano de trabalho, desejem compreender as questões relativas à subjetividade, utilizando a psicanálise como instrumento para enriquecer sua prática.

 

Como proposta de ensino, toma 2 eixos fundamentais como vias privilegiadas de entrada ao estudo da teoria psicanalítica: o conflito, resultante das diferentes forças intrapsíquicas, e o sintoma, destacando-se como formação do inconsciente.

 

Procurado por psicólogos, médicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, educadores, cientistas sociais e jornalistas, entre outros profissionais, o curso não requer experiência clínica prévia. As vagas são destinadas a profissionais com formação universitária. Os grupos de trabalho têm até 18 participantes na modalidade presencial. Desde 2023, também oferece uma turma online, a fim de favorecer principalmente o acesso daqueles que se encontrem em localidades distantes da zona oeste de São Paulo.

 

Programa do 1º ano

Psicanálise: o surgimento de um pensamento
Freud e sua época. Um estudo autobiográfico. Psicanálise, um saber engajado.

 

Uma teoria, um método, uma prática
Conflito psíquico. Conceito de sintoma no modelo médico e na psicanálise.

 

Primeira tópica
Pré-consciente, Consciente e Inconsciente.

 

Uma aproximação metapsicológica
Sintoma como formação do inconsciente. Condensação, deslocamento, simbolização. Temporalidade e posterioridade. O sentido dos sintomas.

 

Sintoma e sexualidade infantil
Desenvolvimento libidinal e organizações sexuais. Complexo de Édipo. Recalque, regressão e fixação.

 

Noção de trauma. Sedução. Fantasia ou Realidade?
História e singularidade. História do paciente e sua doença. Séries complementares. Desencadeante e crise.

 

A prática clínica
O que se pode escutar na teoria e na clínica. Transferência. A escuta e a análise pessoal.

 

Programa do 2º ano

O infantil em psicanálise
A pulsão. Fantasia. Narcisismo. Primórdios da formação do Eu.

 

Complexo de Édipo
Os investimentos libidinais. As equações simbólicas. A organização genital infantil. Totem e tabu.

 

Gênero, sexo, sexualidade e sexuação
Da teoria da diferença ao pensamento da diversidade.

 

Segunda tópica
Ego, Superego e Id.

 

As identificações
Declínio do complexo de Édipo.

 

A oportunidade de aprimoramento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes é oferecida pelo curso aos alunos com graduação em psicologia ou medicina. O aprimorando assume uma dupla inserção, ao participar necessariamente de um grupo de supervisão específico ao curso e também se inserir numa das equipes clínicas da Clínica Psicológica. A seleção para o aprimoramento é feita por meio de entrevista com as coordenadoras do curso e através do processo seletivo proposto pela Clínica.

 

O curso realizou a Jornada O sintoma e suas faces, elaborada em conjunto com os cursos de Psicanálise e Psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea, no ano de 2005 -publicada em 2006, sob o mesmo título (Escuta). Apresentou trabalhos nos três eventos Entretantos: "Conflito e Sintoma: uma abordagem da teoria psicanalítica" (2014); "Desalienação, transmissão e psicanálise" (2016) e "Transmissão da teoria psicanalítica no curso de Conflito e Sintoma" (2023). Em 2023, seus professores e coordenadoras participaram do Processo formativo proposto pelo Curso de Psicanálise com o objetivo de apresentar subsídios teóricos para uma reflexão sobre os efeitos subjetivos do racismo, o racismo institucional e, sobretudo, sobre as possibilidades e (co)responsabilidades para uma formação antirracista em psicanálise.

 

Horário das aulas: 5as feiras, das 18h30 às 20h30. No processo de seleção para o curso, o candidato se submeterá a uma entrevista individual com um dos docentes, devendo levar uma cópia do curriculum vitae e uma carta de intenções.

 

Corpo docente
Ana Claudia Patitucci, Camila Munhoz, Christiana Cunha Freire, Cristina Ribeiro Barczinski, Daniela Danesi, Gustavo Veiga, Iso Ghertman, Maria Marta Azzolini, Rodrigo Blum, Sílvia Nogueira de Carvalho, Silvio Hotimsky e Tide Setubal.

 

Coordenadoras e interlocutora
Ana Maria Sigal (anasigal@terra.com.br)

 

Representante de Aprimoramento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes
Sílvia Nogueira de Carvalho (silvia_noz@yahoo.com.br)

 

Representante no Núcleo de Cursos do Instituto Sedes
Em definição

 

Representante na Comissão Mista de Cursos
Marta Azzolini (marta.azzolini@gmail.com)



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id05042024034238087063224018