PUBLICAÇÕES

BOLETIM ONLINE


Apresentação


O boletim online (http://sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/boletimonline) é um jornal de psicanálise voltado à circulação dos efeitos cotidianos da experiência psicanalítica em nosso pensamento e à produção de atos de palavra que recriam e expandem a comunidade de membros, aspirantes a membros, alunos, ex-alunos e amigos do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Foi lançado em junho de 2007 sob a forma de uma newsletter difundida bimestralmente por e-mail e alojada neste site, onde algumas matérias representativas de suas 60 edições anteriores permanecem abertas à leitura pública.
 

Visando à atualização de suas práticas de publicação e comunicação, o boletim online passou a ganhar a forma de uma página na web a partir de sua 61ª edição, de novembro de 2021.

A ética das relações e situações segue privilegiada através do controle de permissão de pleno acesso. Assim, para ler a íntegra de cada nova edição, membros, aspirantes e alunos do Departamento, assim como ex-alunos e amigos cadastrados devem fazer seu login.

Como suporte de uma escrita implicada, que coloca em jogo subjetividades de leitores, escritores e editores e torna comum sua dimensão estética, o boletim online sustenta os seguintes objetivos editoriais:

 

- Noticiar a produção dos grupos de trabalho do Departamento de Psicanálise envolvidos em aulas, monografias e atividades de cursos; grupos e dispositivos que discutem a clínica e suas instituições; trabalhos e pesquisas que marcam nossa formação contínua, lançamentos de publicações e repercussões de eventos; transmissão e intervenções externas abertas à criação e recriação de espaços psicanalíticos; interlocuções com colegas e grupos de nossas relações internas e externas; apresentações de novos membros;
- Publicar escritos, artigos, comentários e reflexões da atualidade, elaborados pelos integrantes de sua rede;
- Contribuir com o debate das questões que se encontrem em discussão dentro do Sedes, do próprio Departamento e do movimento psicanalítico;
- Reportar fatos e eventos do campo psicanalítico;
- Fomentar discussões relativas à multiplicidade de temáticas sociais, políticas e culturais contemporâneas sobre as quais a psicanálise tem o que dizer.

 

É editado em seções, tais como: Escritos, Decolonial, Psicanálise e política, Mal-estar na cidade, Notícias do Departamento, dos cursos, do Sedes e do campo psicanalítico, Eventos, O mundo hoje, Política da psicanálise, Cinema, Teatro, Dança, Literatura, Crônicas, Leitura, Serviços.

 

Permanentemente aberto ao recebimento espontâneo de textos produzidos por membros, aspirantes a membro, alunos, ex-alunos e amigos e ao alcance de todas, todos e todes, o boletim online tem como tarefa a construção de um corpo textual que faz da diversidade dessas escritas nossos bens comuns. A equipe editorial também realiza convites pontuais para a produção de textos específicos por colaboradores desta rede e além dela.

 

O boletim online aceita e permite, sob consulta e com a notificação dos créditos, a reprodução de textos publicados em outras mídias.



A equipe editorial do boletim online é um grupo de responsabilidade coletiva, que faz parte da área de Publicações e Comunicação do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É composta por membros, alunos e ex-alunos do Departamento, cujo ingresso é feito mediante convite da equipe.

 

Apresentou 3 artigos sobre o trabalho que desenvolve, nos eventos Entretantos: Escrita e circulação (2014), que fundamentou a dimensão coletiva da escrita no boletim online; Vozes em ato: políticas da abertura da palavra no boletim online (2016), que empreendeu uma leitura freudiana das figuras políticas que a psicanálise invoca em sua crítica da cultura e Entre golpes: o alfabeto enfurecido no boletim online 2016-2023 (2023). Tais escritos foram publicados na edição 31, comemorativa de seu 7o aniversário: Escrita e Circulação e na edição 69, de abril de 2023, em homenagem ao colega Mario Pablo Fuks (1940-2022): Vozes em ato.

Encontros: Mensais, às primeiras 2as feiras, das 20h30 às 23h00.

 

Atuais integrantes: Adriana Dias, Carmen Alvarez, Daniela Athuil, Fernanda Almeida, Nanci de Oliveira Lima e Sílvia Nogueira de Carvalho.

A equipe editorial conta ainda com a permanente colaboração de Déborah de Paula Souza, Rubia Delorenzo e Tide Setúbal.


Interlocutora: Daniela Athuil


E-mail para contato:
 boletimpsicanalise@sedes.org.br


Articuladora da Área de Publicações e Comunicação: Daniela de Andrade Athuil Galvão de Sousa



 

 

 

 




 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04272024060936105105145003