PUBLICAÇÕES

BOLETIM ONLINE


Apresentação


O Boletim Online é um jornal de psicanálise que chega digitalmente aos seus leitores - todos os membros, aspirantes a membros, alunos e ex-alunos, assim como aos amigos do Departamento que o solicitem -, a fim de incentivar o registro e a participação na vida do Departamento de Psicanálise. Tem a forma de uma newsletter difundida bimestralmente por e-mail e alojada no site do Departamento, onde algumas matérias representativas de suas edições ficam abertas à leitura pública. O lançamento de cada número do Boletim é informado tanto na página inicial do site quanto no Facebook do Departamento, por onde também circulam matérias relacionadas aos temas em debate nas redes sociais.

O Boletim Online - jornal digital do Departamento foi lançado em Junho de 2007 visando à circulação interna dos efeitos cotidianos da experiência psicanalítica em nosso pensamento e à produção de atos de palavra que recriam e expandem nossa comunidade. Suporte de uma escrita implicada, que coloca em jogo subjetividades de leitores, escritores e editores e torna comum a sua dimensão estética, o Boletim sustenta os seguintes objetivos editoriais:

- Noticiar a produção dos grupos e dos cursos do Departamento de Psicanálise;
- Publicar escritos, artigos, comentários e reflexões elaborados pelos integrantes de sua rede;
- Contribuir com o debate das questões que se encontrem em discussão dentro do Sedes, do próprio Departamento e do movimento psicanalítico;
- Reportar fatos e eventos do campo psicanalítico;
- Fomentar discussões relativas à multiplicidade de temáticas sociais, políticas e culturais contemporâneas sobre as quais a psicanálise tem o que dizer.

A equipe editorial do Boletim Online é um grupo horizontal autogerido que faz parte da área de Publicações do Departamento de Psicanálise. É composta por membros, alunos e ex-alunos do Departamento, cujo ingresso é feito mediante convite da equipe.

Apresentou 2 artigos sobre o trabalho que desenvolve nos eventos Entretantos: Escrita e circulação (2014), em torno da composição coletiva da escrita do Boletim Online e Vozes em ato: políticas da abertura da palavra no Boletim Online (2016), que empreendeu uma leitura freudiana das figuras políticas que a psicanálise invoca em sua crítica da cultura. Tais escritos foram respectivamente publicados na edição 31, comemorativa de seu 7o aniversário (http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/index.php?apg=b_ppag&pub=31) e no livro Entretantos 2: 30 anos de Psicanálise e Política (no prelo).

Encontros: Mensais, às primeiras 2as feiras, das 20h30 às 23h00.

Atuais integrantes: Cristina Barczinski, Elaine Armênio, Maria Carolina Accioly de Carvalho e Silva, Mario Pablo Fuks, Nayra Ganhito, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal.
 
A equipe editorial conta ainda com a permanente colaboração de Rubia Delorenzo, que já pertenceu ao grupo.


Interlocutora: Sílvia Nogueira de Carvalho

E-mail para contato:
deptodepsicanalise@sedes.org.br


Articuladora da Área de Publicações e Comunicação: Marcia Regina Bozon de Campos

Texto Entretantos, 2014



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id12182017103546000000000000