PUBLICAÇÕES

 
    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    51 Setembro 2019  
 
 
  editorial 
 

Crônicas de uma FLAPPSIP.

Apreciar particularidades desta 51a edição do Boletim é destacar a atualidade das inquietações que suscitaram os escritos que temos o prazer de publicar. Sensíveis, colocam em jogo subjetividades de leitores, escritores e editores, tornando comum sua dimensão estética e política. Esforços de representação de um tempo presente marcado pela queima amazônica de nossas reservas civilizatórias.

É surpreendente o imprevisto diálogo entre textos de algumas de nossas seções, que tramam para se manterem vivos ao denunciarem o obscurantismo nefasto que paira nos dias de hoje. Aqui conversam a delicadeza da descoberta do mundo e a impressão de uma água-forte que toma a psicanálise como testemunha de pulsações que não se rendem ao sinistro. Um vão entre Nabuco e Mbembe marca o compasso de um devir aos vivos e às cores. A memória do jovem Alemão morto de frio, um entre tantos outros, amplifica o sentido da luta por justiça e da resistência da população em situação de rua, enquanto um outro jovem alemão, Daniel, sai de casa e acaba morrendo diante da banalidade do mal.

Deslembranças vertiginosamente recobradas evocaram em nossa equipe algumas de nossas leituras contemporâneas, como as dos artigos daqueles que, conosco, detestam quem anda com uma pistola no bolso ou, polemizando a controvérsia, sustentam dar à crueldade o nome que ela tem e retratam os riscos da vida em em trauma de guerra.

E porque é preciso estar atento e forte, co-memoramos nossa presença nas lutas de Articulação – Ana Sigal: obrigado! -, de Acesso a Renda, trabalho e saúde, de uma Diversa Frente em defesa da psicologia brasileira nos CRP/CFP, nossas clínicas interdisciplinares e intercâmbios interinstitucionais. Vida latinoamericana que se inscreve, apesar de tudo, a fim de fazer sua hora e sua vez.

Boas leituras!

Com abraços da

Equipe editorial

Camila Flaborea, Cristina Barczinski, Elaine Armênio, Mario Pablo Fuks,
Nayra Ganhito, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal.

 
    ESCRITOS
   
 
 

A descoberta do mundo.


Para guardar os nascimentos, respingar água em tudo o que for de Eros, fazer a roda, juntar irmãos. Por Rubia Delorenzo.

Psicanálise: uma água-forte.


Da beleza e da importância de buscar, nas profundezas da alma, a escuta que convoca a distinguir violência e crueldade. Por Sílvia Nogueira de Carvalho.

 
    PSICANÁLISE E POLÍTICA
 
 

Aos vivos e às cores.


Fantasias circulam entre o dentro e o fora e não cessam de reproduzir espantosamente o racismo, mesmo dentro de um auditório com louváveis intenções civilizatórias. Um escrito de Soraia Bento.

 

No vão entre Joaquim Nabuco e Achille Mbembe.


O Fórum Ampliado da Clínica do Sedes levanta questões urgentes que remetem ao mal-estar produzido pela violência fundante e racista de nosso país. Leia o relato de Anne Egydio.

   
 
 
    MAL-ESTAR NA CIDADE
   
 
 

Alemão.


Mesmo quando o afeto e a arte possibilitam um encontro com crianças de rua, testemunhamos corpos que não têm vez. Por Juliana Marin

19 de agosto: um dia de memória, luta por justiça e resistência da população em situação de rua.


Um artigo especial de Fernanda Almeida.

 
    POLÍTICA DA PSICANÁLISE
 
 

Em carta aos membros do Departamento, Ana Maria Sigal se despede da representação no movimento Articulação.


Leia na íntegra.

   
 
 
    NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO
 

Crônicas de uma FLAPPSIP.


 
 

Abertura do Dia FLAPPSIP.


Depois de Montevidéu, tivemos no Sedes um espaço potente de encontros, trocas, intensidades pulsantes no campo psicanalítico e elaboração do momento social e político. Por Silvia Alonso.

Intercambio Psicoanalítico, volume VII, número 1, ano 2019.


Lançada a edição pós congresso da revista da FLAPPSIP! Saiba também como acessar os anais do X Congresso.

O trabalho desafiador de tecer possibilidades de vida humana mais digna e solidária nos tempos atuais.


O importante evento Renda, trabalho, saúde reuniu esforços de várias instâncias do Sedes. Por Cleide Monteiro.

Clínica interdisciplinar da Primeira Infância.


A organização de uma série de conhecimentos teórico-clínicos com o objetivo de formar profissionais aptos a trabalharem com a complexidade do bebê contemporâneo. Pela equipe técnica do novo curso.

 
    CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A AGENDA DO BOLETIM ONLINE DESTE   2o SEMESTRE DE 2019.  
 
    NOTÍCIAS DO SEDES
 
 

A clínica nos movimentos sociais.


O Núcleo Acesso em parceria com o Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos por uma psicanálise engajada. Leia a reportagem do evento ocorrido no Sedes.

   
 
 
    CINEMA
   
 
 

Deslembranças, vertigens e lembranças encobridoras. As tramas da memória.


Filmes-testemunho de Flávia Castro e Petra Costa tramam sentidos para nossa história recente. Por M. Silvia Borghese.

 
 

 

 


Equipe Editorial:
Camila Flaborea, Cristina Barczinski, Elaine Armênio, Mario Fuks, Nayra Ganhito, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal, com a colaboração de Déborah de Paula Souza e Rubia Delorenzo.

Os textos deste Boletim Online podem ser utilizados em outras mídias, desde que incluídos os créditos originais a este jornal e a seus autores.

 Visite nossa página no site do Departamento e nossas matérias abertas no Facebook.

 
    Perguntas, sugestões ou comentários? Escreva-nos: boletimpsicanalise@sedes.org.br  

 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04262024155439080156190018