PUBLICAÇÕES

 
    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    53 Abril 2020  
 
 
  editorial 
 

Foto de Sílvia Nogueira.

Houve talvez um dia em que o problema estava todo em nossas cabeças e havia 50 maneiras de deixarmos um amor, como ressoa a velha canção de Simon & Garfunkel . Há hoje 2020 maneiras de se manifestarem nossas três conhecidas fontes de mal-estar. Aqui estamos, postos à prova por elas.

Forças implacáveis da natureza a escancararem o caminho equivocado pelo qual tristemente vimos seguindo, seu fogo virulento se espalhando pelo mundo, suas águas intermináveis por aqui (e nosso fogo, e nossa sede). Caducidade do corpo a nos alertar dos riscos que correm os corpos coletivos e os corpos muito vulneráveis dos doentes, dos idosos e dos pobres expostos à pandemia (e nosso desejo de dançar juntos nas ruas). Relações com os outros que não cessam de dizer autoritarismo sectarismo xenofobia fanatismo bruxa fantasma bicho papão, miliciano torturador fundamentalista terraplanista monstro vampiro assombração múmia zumbi medo depressão, trabalho escravo desmatamento homofobia extermínio mula sem cabeça demônio dragão, esquadrão da morte ku klux klan neonazismo inferno tirania eleita pela multidão lobisomem horror opressão - o real resiste (e os versos do poeta Arnaldo Antunes flechando nossos corações).

Nós, insistimos. A que se destina? Insistimos em inscrever de humanidade nossas novas formas de viver, zelar e velar, destinadas a renovar nossa presença no mundo. Passado o carnaval, a sociedade civil se faz expectadora de um samba da quarentena . E os mais jovens tecem uma rede de compras de alimentos e de remédios para os mais velhos. E você limpa sua casa e prepara sua comida e oferece o pagamento correspondente à sua diarista. E o violinista desce ao pátio do edifício para amplificar o som de seu instrumento em comoventes vesperais que alcançam os vizinhos ao redor. E a força de atração das transferências sustenta atendimentos psicanalíticos on-line e aulas e grupos de trabalho e rodas de conversas e associações entre psicanalistas e amigos da psicanálise – Departamento, Sedes, FLAPPSIP e nossas outras conexões locais, nacionais e mundiais. E cruzamos corredores e pontes imaginárias que nos atavam como pares, em busca de nos enlaçarmos como iguais.

Eis que ousamos, assim, eroticamente sonhar! E aqui figuramos, com Magritte, a felicidade possível no encontro advertido entre os corpos. Surreal é o que estamos vivendo. Que surreal seja nossa forma compartilhada de pulsar de vida nos encontros com Rubia Delorenzo, Fernanda Almeida, Alessandra Sapoznik, Maria Carolina Accioly, Paul B. Preciado com Denise Maurano, Tania Rivera, Alessandra Parente, Léa Silveira e Jean-Claude Maleval, Ana Sigal, Jefferson Santos Pinto, Maria Aparecida Barbirato, Silvia Gonçalves e Paulo Jerônymo, Danielle Breyton, Camila Burattini, René Roussillon com Roberta Kehdy e William Zeytoulian, Ilana Berenstein, Marê Labaki com Cris Abud, Déborah de Paula Souza.

Estão todos aqui. E ainda Agamben, Zizek, Nanci, Bifo, Petit, Butler, Badiou, Harvey, Han, Zibechi, Galindo, Gabriel, Gonzáles, Manrique, Preciado - cozinheiros da sopa de Wuhan . E nós, nosso corpo editorial que passa a contar com a bem-vinda participação de Daniela Athuil. E vocês, caros leitores desta 53ª edição!

Tudo isso porque escrita é corpo. E a palavra transforma o que se deixa tocar e abre janelas, sacadas e varandas. Toda noite, às 20h30, há de ser outro dia. Porque talvez tudo seja durações (Cildo Meireles, 2009).

Com abraços da


Equipe editorial

Camila Flaborea, Carmen Alvarez, Cristina Barczinski, Daniela Athuil, Elaine Armênio,
Mario Pablo Fuks, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal.

 
    ESCRITOS
   
 
 

Sonho com búfalos.


A linguagem, abrigo do humano. A literatura de Rubia Delorenzo subverte a guerra agro, pop, tech. Leiam todos.

1395 dias sem vermelho e depois.


Em uma atualidade atravessada pela mudança de nossas relações com o tempo e o espaço, o texto de Sílvia Nogueira nos propõe reviver uma experiência que foi nossa sem nunca ter sido.

 
    MAL-ESTAR NA CIDADE
 
 

Do outro lado da ponte.


Morar do outro lado do rio é ter a certeza de que você precisará cruzar muitas pontes para acessar seus direitos. Por Fernanda Almeida.

   
 
 
    CRÔNICAS DA QUARENTENA
   
 
 

Enjanelados.


As ruas vazias de uma cidade silenciada e agora retraída - marcas traumáticas na memória. Por Daniela Athuil.

La vida desde el balcón.


O nostálgico olhar de Alessandra Sapoznik se debruça sobre a vida que se passava lá fora.

Início de quarentena.


Nada será mais como antes, mas a poesia confinada aos detalhes pode iluminar um sonho feliz de cidade. Por Maria Carolina Accioly.

 
    POLÍTICA DA PSICANÁLISE
 
 

Entre uns e outros, ficamos com todos.


A equipe editorial do Boletim Online comenta a reunião de diversos escritos que compuseram a polêmica em torno de recente conferência de Paul B. Preciado.

   
 
 
    PSICANÁLISE E POLÍTICA
   
 
 

Ainda a Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras.


Após 19 anos de trabalho interinstitucional ininterrupto, o Movimento Articulação, representado no Sedes pelo Departamento de Psicanálise e pelo Departamento de Formação em Psicanálise, lançou seu segundo livro.

 
    NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO
 
 

Memória para uma ação afirmativa: uma carta ao Departamento de Psicanálise.


É preciso cuidar para que nossos corredores sejam lugares de encontro – não só entre pares, mas principalmente entre iguais. Por Jefferson Santos Pinto.

 

Curso de Metodologia de investigação em psicanálise.


Um curso promovido pela FLAPPSIP se desdobra num projeto coletivo de pesquisa sobre as neossexualidades. Por Maria Aparecida Barbirato.

 

Dois novos membros se apresentaram ao Departamento em novembro de 2019.


Bem-vindos Breno Sniker e Márcia Arantes!

   
 
 
    CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A AGENDA COMPLETA DO BOLETIM ONLINE DESTE   1o SEMESTRE DE 2020.  
 
    FLAPPSIP
   
 
 

Convite à leitura da revista virtual da FLAPPSIP: Intercambio Psicoanalítico


Danielle Breyton apresenta os critérios da publicação e aborda as janelas virtuais que Bruno Espósito oferta à clínica com crianças.

 
    NOTÍCIAS DOS CURSOS
 
 

A fotografia à luz da psicanálise.


Imagens, inconsciente e a capacidade de sonhar: aproximações entre paisagens internas e externas. Por Camila Burattini.

   
 
 
    NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO
   
 
 

O conceito do materno primário.


Receptividade, ajuste, sedução e espelho transmodal em busca do sujeito perdido. Roberta Kehdy e William Zeytoulian traduzem a atualidade de René Roussillon.

Fragmentações – Pré-conferência em Lisboa da 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi, 28 e 29 de fevereiro.


Impressões de Ilana Berenstein, do tempo em que viajávamos.

 
    NOTÍCIAS DO SEDES
 
 

trama, – revista de psicossomática psicanalítica.


Entrelaçando os fios a quatro mãos, as produções do Departamento de Psicossomática Psicanalítica ganham corpo e memória. Por Maria Elisa Labaki e Cristiane Abud.

   
 
 
    CINEMA
   
 
 

Você já viu esse filme.


As entregas rápidas, os idosos e a mediação da tecnologia: o cinema de Ken Loach e a vida de agora, no olhar de Déborah de Paula Souza.

 
 

 

 


Equipe Editorial:
Camila Flaborea, Carmen Alvarez, Cristina Barczinski, Daniela Athuil, Elaine Armênio, Mario Fuks, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal, com a colaboração de Déborah de Paula Souza e Rubia Delorenzo.

Os textos deste Boletim Online podem ser utilizados em outras mídias, desde que incluídos os créditos originais a este jornal e a seus autores.

 Visite nossa página no site do Departamento e nossas matérias abertas no Facebook.

 
    Perguntas, sugestões ou comentários? Escreva-nos: boletimpsicanalise@sedes.org.br  

 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id05012024003615045069138003