GRUPOS DE TRABALHO E PESQUISA

DA GESTAÇÃO À PRIMEIRA INFÂNCIA


O grupo de intervenção e pesquisa clínica Da gestação à primeira infância foi criado em 2011 a partir de inquietações com questões da primeira infância e possibilidades de intervenção junto a comunidades vulneráveis. O grupo trabalha em três frentes:

 

Parceria AIJF / Instituto Sedes Sapientiae e Instituto de Responsabilidade Social Albert Einstein (início 2011)

A parceria é desenvolvida pelo Departamento de Psicanálise junto ao Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PEC-P), fundado em 1998. A parceria, renovada a cada ano, realiza o atendimento clínico de gestantes, pais e bebês, e nos convoca, enquanto interlocutores, a acompanhar e a nos posicionar frente às inúmeras mudanças institucionais do Programa. Nos anos da pandemia de Covid-19, todo o grupo passou a receber e incluir, por algum tempo, atendimentos além das demandas de pacientes da área materno-infantil.

 

A prática clínica levou o grupo a pensar e pesquisar sobre várias complexidades que nos interrogam, tais como as relações entre subjetividade e pobreza, subjetividade e violência, interdisciplinaridade e equipamentos públicos de saúde mental. Desta forma o campo se mostrou fértil para a pesquisa psicanalítica e a perspectiva de se refletir sobre as políticas que possam acolher tais questões.

 

Curso de Expansão Cultural "Cuidadores de bebês - cuidando de quem cuida" (início 2017)

Como um desdobramento da nossa intervenção no PEC-P, oferecemos o curso "Cuidadores de bebês" sob contribuição simbólica e com o apoio da Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae e do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise.

 

Buscamos incrementar a qualificação das pessoas que se dedicam ao cuidado de bebês e crianças, ampliar seus conhecimentos e afinar sua percepção e sensibilidade. A experiência tem sido enriquecedora, tanto pelo retorno dos participantes quanto pela constatação da existência de uma genuína demanda pelo conhecimento da psicanálise.

 

Abre-se, assim, um espaço de interlocução diante das aflições e angústias que esses profissionais enfrentam na relação com a criança e seu entorno, valorizando a potência dos cuidados com a primeira infância na constituição de um sujeito. Os cuidados e atenção à infância se multiplicam nos espaços de trabalho de cada participante, tanto nos abrigos e creches quanto nos espaços escolares.

 

Parceira AIJF / Instituto Sedes Sapientiae e Secretaria de Saúde do Município de Alvorada, Rio Grande do Sul (início 2021)

Desde 2021 criamos uma parceria junto a um programa resultante de política pública intersetorial de desenvolvimento integral na primeira infância. Conhecido como PIM  -Primeira Infância Melhor-, esse programa está presente em 209 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Em um trabalho ainda em construção, dois membros de nosso grupo realizam uma escuta da coordenação e do grupo de visitadores sociais que atuam no município Alvorada.

 

Nesta experiência clínica e de transmissão, temos podido refletir sobre a importância de criar dispositivos que venham a ampliar o acesso ao conhecimento teórico, para que esses profissionais adquiram novas ferramentas para o desempenho de suas funções.

 

Ao abrirmos espaços de escuta do sofrimento em comunidades vulneráveis, esperamos que a palavra, ao circular, traga um repertório de criação e alternativas de ação para além da alienação social, a qual assujeita a todos os cidadãos mas que, em situações de vulnerabilidade, potencializa seus efeitos à medida que interfere no tempo futuro da infância, em seus familiares e em seus cuidadores. Apostamos que a extensão de uma ação clínica ou formativa crie a implicação de cada indivíduo tanto para demandar políticas públicas como deveres do Estado na promoção de saúde como direito de cada cidadão quanto para avaliar e valorizar seus atos no laço social.

 

Estamos sempre repensando a métrica do nosso envolvimento em cada ação, colocando nossa normopatia sob vigilância ativa, desenhando nossos contornos enquanto grupo, psicanalistas e cidadãos em espaço social ampliado.

 

Participações

O grupo apresentou trabalhos nos eventos Entretantos: "Construindo lugares" (2014) e "A potência da psicanálise como dispositivo para o fazer político" (2016), publicados no site do Departamento.

 

No XIV Congresso anual da Associação Escola Argentina de Psicoterapia para Graduados, integrante da FLAPPSIP, em 2022, participamos da mesa "Psicanalistas latino-americanos em diálogo", com o trabalho "Primeira infância: intervenção e cuidado".

 
Encontros

mensais remotos, às segundas terças-feiras do mês, das 20h30 às 22h00.

 
Integrantes do Departamento de Psicanálise
Anna Mehoudar, Claudia Justi Monti Schonberger, Daniela de Andrade Athuil Galvão de Sousa, Eva Wongtschowski, Gisela Haddad, Gisele Senne de Moraes, Patricia El Id Kanhouche, Silvia Inglese Ribes e Yone Rafaeli.
 
Interlocutoras
Anna Mehoudar (anna_mehoudar@gamp21.com.br) e Eva Wongtschowski (evawongtschowski5@gmail.com)

Articulador da Área de Clínica e Instituições: Pedro Henrique D'Avilla Mascarenhas
 
 
Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).


 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04272024072041228133119018