GRUPOS DE TRABALHO E PESQUISA

WINNICOTT: LEITURAS E REFLEXÕES


O grupo Winnicott: leituras e reflexões foi primeiramente pensado a partir do encontro entre membros e aspirantes a membro desejosos de se aprofundar na obra do autor, para daí ser gestado na Incubadora de ideias do Departamento de Psicanálise do Sedes.

 

Winnicott desenvolveu muitos conceitos novos, uma teoria do desenvolvimento emocional, bem como uma teoria do amadurecimento. Pretende-se a partir da leitura de sua obra discutir suas principais ideias, contextualizando-as dentro dos campos epistemológico, histórico e político da psicanálise. Também é nosso objetivo refletir sobre as continuidades e rupturas em relação a Freud.

 

Face às novas formas de padecimento psíquico, encontramos pacientes que se queixam de falta de sentido na vida, grande sensação de vazio e de futilidade. Winnicott tem sido um dos autores privilegiados para compreender tais casos, pois, além da neurose, dedicou-se à clínica das dissociações e dos estados regressivos.

 

Encontros

mensais remotos, às segundas sextas-feiras de cada mês, das 12h30 às 14h00.

 

Integrantes

Claudia Arbex, Elisa Amaral, Glenda Beigler, Helena Slywitch, Isabella Borghesi Dal Molin, Leonardo Tunoda, Lia Pitliuk (coordenadora), Luciana Chauí, Marcia R. Bozon de Campos (coordenadora), Mariana Munhoz, Paula Kahan Mandel, Renata Cerello Chapchap, Ricardo Giorgi Portolano, Roberta M. Paro, Selma Mascagna e Thaís Romana Gizzi Ângelo.

 

Interlocutora

Claudia Arbex (clauarb@hotmail.com)

 

Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04262024214445206066016003