GRUPOS DE TRABALHO

DISCUSSÃO CLÍNICA


O grupo de Discussão clínica propõe discutir a clínica, interrogando a prática de cada participante e, assim, efetuando a interlocução aberta entre pares.

 

O trabalho em torno do fazer clínico põe à mostra, para cada um de nós e para todos, o lugar do analista: sua função na condução do tratamento, sua maneira de abordar a transferência, suas referências de filiação, seu estilo, enfim, a diversidade e a singularidade que se evidenciam na maneira de cada um fazer seu, o discurso da psicanálise.

 

O exercício que nos propomos fazer em grupo nos remete também a uma reflexão sobre a formação de analistas e a sua relação com a psicanálise como instituição, chegando a incidir sobre o que consideramos a psicanálise e sua prática.

 

Pensar sobre a psicanálise e sua ética, sobre as instituições de psicanalistas e sua formação, sobre o trabalho dos psicanalistas nas instituições de saúde e tantas outras questões fazem parte da complexidade de nosso espaço institucional.

 

Nossa proposta de trabalho implica nos assujeitarmos simultaneamente aos efeitos combinados da alteridade do lugar do Departamento, e da alteridade produzida pelo lugar do colega colocado como outro da experiência.

 

O grupo é formado por membros do Departamento, sem coordenação.

 

Apresentou trabalhos nos eventos Entretantos: "Grupo clínico: a clínica entre pares"(2014) e "Psicanálise e política: neutralidade suspeita" (2016), que se encontram disponíveis no site do Departamento.

 

Encontros
mensais remotos, nas segundas quintas-feiras do mês, das 20h45 às 22h00.
 
Integrantes
Anna Mehoudar, Christiana Freire, Cláudia Justi Monti Schönberger, Cristina Herrera, Daniela Danesi, Eugênio Canesin Dal Molin, Eva Wongtschowski, Heidi Tabacof e Noemi Moritz Kon.
 
Interlocutora: 
Cristina Herrera (crisher@uol.com.br)
 

Articulador da Área de Clínica e Instituições: Pedro Henrique D'Avilla Mascarenhas

 

Texto Entretantos, 2014

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões). 



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04262024122408072233149003